25/04/2012

Congresso Internacional de Educação - Programa

Ensino Fundamental Ie II: Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas 26 de abril - 5ª Feira 8h - Credebciamento 9h30min às 10h - Solenidade de abertura 10h às 12h - Conferência de abertura - Bernard Charlot O professor na sociedade contemporânea: desafios e contradições. 12h às 13h30min - Intervalo para almoço 13h30min às 15h30min - Palestra - Carlos Aguerra - A importância da educação para a paz. 15h30min às 16h - Intervalo 16h às 18h - Gustavo Moretto - Como transformar o erro em acerto? Estratégias de intervenção para otimizar o conhecimento dos nossos alunos. 27 de abril - 6ª Feira - 8h às 10 h - Palestra - Eugênio Cunha - Autismo e o processo de aprendizagem. 10h às 10h30min - Intervalo 10h30min às 12h30min - Palestra - António Nóvoa -Professores competentes e a escola de qualidade. - Intervalo - 14h às 15h30min - Palestra - Geraldo de Almeida - Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita. - Intervalo - 16h às 18h - Palestra - Jamar Monteiro - Lidando com a indisciplina em sala de aula. 28 de abril - Sábado - 8h às 12h30min - Palestras e Oficinas simultâneas Palestra 1 - Rosivaldo Antônio Gonçalves - Quando a relação pedagógica pede uma (re)invenção. Oficina I - Prof.Dr.Elcio Lucas -"Literatura oral e produção textual: jogos didáticos e práticas educativas". Oficina II - Profª Dra. Carla Roselma Athayde - Leitura e produção de textos. Oficina III - Danielle Ferreira de Souza - Análise e elaboração de Material Didático de Língua Inglesa. Palestra 2 - Vinícius Catão - Espaços não formais de aprendizagem. Oficina IV - Rieuse Lopes Pinto - O processo de ensino e aprendizagem da geometria na formação continuada de professores de matemática. Oficina V - Maicon Rodrigues - Educação física no fundamental II. Oficina VI - Alessandra Souza Nogueira - Convivência Humana: O mundo que a gente quer depende do que a gente faz. - Intervalo para almoço - 14h às 16h - Palestras e oficinas simultâneas - Palestra 1 - Cléo Fante - Bullyng no ambiente virtual e escolar. Oficina I - Flávio Oliveira - Meio ambiente, geografia e história. Oficina II - Ademir Basso - Inovações tecnológicas para a educação: mais uma ferramenta tornando sua aula interessante. Oficina III - Luzimara Braz Machado - Fndamentos básicos para o ensino laboratorial e iniciação científica na educação básica. Oficina IV - Dr. Rosilvaldo Gonçalves - O uso das tecnologias de informação no ensino da matemática. Oficina VI - Maria Cristina Ruas de Abreu Maia - Prática de gramática textual. Oficina VIII - Luiza Augusta Rossi Barbosa - "Saúde de Vida e Voz".

Congresso Internacional de Educação

Terá início na Sexta-feira, 26.04 até 28 de abril, II Pedagógica Montes Claros - Congresso Internacional de Educação - Práticas para a Educação Básica.Serão 40 atividades e 32 palestrantes, entre eles, António Nóvoa - Portugal; Bernard Charlot- França; Carlos Aguerrea - Espanha; Maria Cristina Ruas- MG, entre outros. Com extensa programação, a Educação Infantil trabalhará o tema: "Práticas Pedagógicas para a Escola Contemporânea", na AABB. O Ensino Fundamental I e II discutirá as "Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas" no Mirante (Próximo ao Sítio do Jacaré). As oficinas acontecerão no Sábado, CAIC Maracanã. Será expedido Certificado de participação. O evento promete...

14/04/2012

PROJOVALLE






Iniciamos nessa sexta-feira, 13/04/12, o PROJOVALLE - Projeto de leitura do João Valle Maurício com a turma do 7º Ágata, turno matutino.Os alunos estavam muito entusiasmados e contamos com a colaboração da nossa bibliotecária, Aurita.

A ideia surgiu a partir do momento em que levamos os educandos para uma aulinha de literatura. Lá, ficaram prestando atenção a tudo e o mais importante: esperavam ansiosos o momento de escolher um livro para levar para casa.

Sempre quis trabalhar com esse projeto, principalmente pela paixão que tenho pelo "Projeto Vai-e-vem" do Colégio Imaculada Conceição, mas penso que esse foi o melhor momento para apresentá-lo.

Como forma de buscar o entusiasmo da turma, fizemos no dia anterior uma votação para escolha do nome do Projeto. A cada nome que surgia, eu ficava mais contente com o resultado. Surgiram títulos como "Projeto Aprendiz"; "Projeto de literatura Ágata"; "PROLEVALLE", entre outros.Optaram pelo "PROJOVALLE". Não interferi para que as atividades ficassem com o "jeito", a "carinha" deles.

Para o registro das atividades, solicitei a eles que comprassem um caderno (não importando preço e sim, capricho e organização),do qual não chamaremos mais de caderno. O nome correto a partir de agora é "PASTA". Portanto, eles já sabem que o horário da sexta-feira será para trabalharmos a literatura, na Pasta.

Como 1ª atividade, entreguei a eles um poema de Elias José, intitulado "Caixa mágica de surpresa" e a Ficha de leitura nº1 para registro de questões pertinentes ao livro lido.O grau de dificuldade será aumentado gradativamente, de acordo com a turma.

Um aluno da turma havia comentado que estava difícil marcar as páginas do livro - no momento da leitura - então levei material para eles confeccionarem o próprio "marca-página", em formato de joaninha e de sapinhos. Foi uma graça!

Ao chegarmos à biblioteca, fomos presenteados pela bibliotecária Aurita com uma lembrancinha para o lançamento do nosso projeto: Pirulitos em forma de "pezinhos", simbolizando a caminhada no mundo da leitura que inicia-se agora com o lançamento do projeto.

Devo salientar que a referida colega Aurita é peça importante para o sucesso desse projeto, pois atende aos alunos sempre com muita presteza e mostrando todas as novidades que chegam à biblioteca.

Agradeço também à diretora Luciana Eloy que não mede esforços para atender às nossas solicitações e à supervisora Ana Verena, uma entusiasta com nossas ideias.

Será uma semana de muita expectativa quanto à leitura dos alunos e registro da ficha na Pasta. Espero que nosso objetivo maior seja alcançado: fazer com que o aluno leia por prazer e como consequência, melhor compreensão e interpretação de textos.
.................................
PROJOVALLE – Projeto de leitura “João Valle Maurício”
Nº 01 Data: / /
TÍTULO DA OBRA: __________________________
AUTOR(A): ________________________________
ILUSTRADOR(A): ___________________________
EDITORA: _________________________________


Questão 1: Quais são os personagens da história que você leu?

_________________________________________________

Questão 2: Escolha um deles e explique por que ele/ ela é importante na história.


__________________________________________

___________________________________________



Questão 3: Ilustre uma parte da história de que você mais gostou. Capriche no colorido!

.........................
Fonte "marca-página" e poema ilustrado - Net

04/04/2012

Revista Nova Escola em forma!!


"Novidade quentíssima em www.novaescola.org.br
Estamos participando do projeto EMAGRECE BRASIL, uma iniciativa da Editora Abril, com as revistas SAÚDE! e BOA FORMAA cada 15 dias, vamos disponibilizar um novo plano de aula com temas relacionados à nutrição, atividade física e saúde. O primeiro plano, fala sobre como incluir na rotina da creche situações em que os pequenos sejam estimulados a desenvolver novos movimentos e a aprender mais sobre o próprio corpo. Não percam!"
http://abr.io/1x9z

Fonte: e-mail e facebook-
http://www.facebook.com/revistanovaescola