Com as boas vindas aos Cursistas e explicações sobre a mudança do local da oficina devido ser dia letivo na escola de realização do GESTAR II, iniciamos mais um encontro. No primeiro momento falamos sobre o alastramento da gripe Influenza A (H1N1) e o prolongamento do recesso escolar. Ressaltamos que todo mal sempre vem para que ocorram melhorias e que, no caso dessa gripe, a melhoria seria em torno da higiene, esquecida por muitos.Em seguida, passamos ao estudo da TP4, unidades 13 e 14. A conversa foi iniciada com uma reflexão e questionamentos sobre alfabetização e letramento. Foi um momento ímpar do grupo visto que muitos expuseram suas opiniões sobre o assunto.
Após,foi apresentado aos Cursistas um vídeo sobre Letramento, de Magda Soares.Os Cursistas complementaram e eu, como Formadora, acrescentei sobre a importância de apresentar os diversos gêneros textuais aos alunos e sobre a importância de apresentar textos próximos à realidade deles.A colega Leonice acrescentou sobre o fato de trabalharmos com textos atuais.
Dando continuidade, apresentei o vídeo "O Carteiro" de Janet e Allan Ahlberg, como forma de complementar a explanação sobre letramento, uma vez que o livro aborda de maneira grandiosa alguns gêneros textuais, além de trabalhar com os conhecimentos prévios dos alunos.Ao descortinarem a leitura, perceberão a presença de heróis infantis. A colega Terezinha falou sobre um projeto que desenvolveu em sua turma sobre os Contos infantis. Alguns colegas acreditavam que seria desnecessário, mesmo assim ela prosseguiu e descobriu o quanto esses livros -infelizmente- ainda não faziam parte do universo das crianças. Pensando sobre a historinha apresentada, fomos convidados para o lanche.
Ao retornarmos, foi apresentada uma forma diferente de "ler": o livro "Zoom", de Istvan Banyai. Apenas uma colega disse conhecer o livro da biblioteca de sua escola. Para a maioria, foi novidade. Solicitei que oralmente apontassem atividades que poderiam ser trabalhadas a partir do livro.Foram muitas as sugestões, dentre elas, verbalizar a história, apresentar recortes de história em quadrinhos para que os alunos criem sequencia de leitura, criar histórias a partir de outras imagens apresentadas, entre outros.
Após, passamos à socialização do "Avançando na prática" Ressaltei que se algum colega tivesse trabalhado com a poema "Cidadezinha qualquer", de Carlos Drummond de Andrade, que não se manifestasse neste momento e que depois entenderia o porquê. Os colegas então, falaram sobre o trabalho feito em sala de aula. O colega Eugênio disse que solicitou aos seus alunos que fizessem um relatório do que encontravam pelo caminho, da escola até a casa e outra atividade que descrevessem um dia típico deles a partir da atividade sugerida pelo AAA4. Um aluno iniciou seu texto assim: "Ai, acordei com um beliscão da minha mãe..." Foi muito interessante!!!! O referido professor sugeriu-nos ainda o filme "Quem quer ser um milionário", com o qual ele desenvolveu um trabalho muito bom. Outros colegas apontaram o texto "circuito fechado" como atividade, além do trabalho com o folclore, em diversidade cultural, fazendo uma intertextualidade do poema de José Paulo Paes com a música "Se esta rua..."
A cursista Hilda trabalhou com o texto sobre Vargas e apresentou a seus alunos o filme "Olga".Estes fizeram relatórios e confeccionaram convites maravilhosos, incluindo o resgate de valores pela turma.
Novamente os cursistas elogiaram a GESTAR quanto ao planejamento das aulas e receptividades dos alunos.
Finalizando a socialização, passamos à oficina propriamente dita, com divisão da turma em dois grupos: 6º e 7° anos / 8° e 9° anos. Solicitei a eles que planejassem a exploração do poema "Cidadezinha qualquer", com escolha de um relator para cada grupo. Foram apresentadas várias sugestões. O 1° grupo sugeriu fazer um paralelo com o POEMA "Morte e vida severina", a música 'Eu e Deus" de Victor e Léo, ressaltando qualidade de vida, além do paralelo com o poema "cidade vertical" do livro "Tudo é linguagem", da 7ª série. Acrescentaram ainda o poema "Bicho urbano". Como noção espacial,levariam o atlas geográfico para localização da cidade de oriegem de algum aluno, contrapondo-se com o advérbio "qualquer", do poema de Drummond. O 2° grupo faria a exploração do gênero "Poema", as oposiçõesque ocorrem com o ser humano:Quem está na cidade quer ir para o campo", "quem está no campo quer ir pra cidade", como mudançade ambiente e qualidade de vida. Lembraram o programa de televisão "primo rico e primo pobre" e HQ de Chico Bento: "Primo da cidade".
Complementamos as atividades dos Cursistas sugerindo apresentação de Saraus, explorando leitura e oralidade da turma.
Nas fotos acima, temos os cursistas divididos em equipe para o trabalho com o poema "Cidadezinha qualquer".
OFICINA PRÁTICA -
Solicitei aos Cursitas que dividissem em 4 equipes para uma atividade prática. Aproveitei este momento para fazer a entrega dos "souvenirs" que havia preparado para eles: um lápis enfeitado com fitas, lembrando os catopês e as festas folclóricas de nossa cidade. os cursistas ficaram encantados!
Como forma de prepararação para a escrita, considerando a cultura local e aproveitando o início das "Festas de agosto" aqui em Montes Claros, propus aos grupos a seguinte atividade: Um grupo iria definir o que o outro iria fazer a partir do tema - Cultura - de que forma e em qual gênero deveria desenvolver o trabalho.Foi entregue o material (pincéis, folhas, revistas, jornais) e a discussão prosseguiu animada entre eles.
Fomos convidados para o almoço e a socialização do trabalho ficou para o período da tarde.
Oficina prática - Cursistas
A socialização da atividade aconteceu após almoço e saíram trabalhos maravilhosos: Todos aplaudiram entusiasmados. Com muito carinho, foi feita apresentação. Selecionaram o poema, convite, receita e anúncio publicitário para o tema: Cultura. Fotos a seguir:
OFICINA LIVRE -
Em continuidade à oficina de oito horas, havia planejado para o período vespertino o vídeo "Narradores de Javé", no entanto, fui informada pela Supervisora Sandra, durante o almoço, que não daria para passar o filme, uma vez que o CD original ainda não havia sido devolvido pela pessoa que ficou responsável pela reprodução do mesmo. Neste momento, coloquei em prática outra atividade que havia planejado, caso alguma das atividades anteriores não dessem certo: Solicitei aos cursistas que mantivessem o mesmo grupo anterior e discutissem acerca do Projeto - obrigatório no curso - que refletissem sobre o tema que seria abordado. Lembrei a eles os tópicos do Projeto e a importância de desenvolvê-lo de acordo com a realidade da escola. A Cursista Andrea ressaltou o fato das realidades diferentes - rural e urbana.Em seguida, frisei a importância da interdisciplinaridade, onde toda a escola pudesse ser envolvida. Os colegas concordaram.Após discussão,algumas sugestões foram saindo dos grupos: Projeto de Leitura; Disciplina; Preservação do Patrimônio, entre outros. Interferi mais uma vez dizendo que os Projetos deveriam ser de acordo com a realidade da escola, para isso, será necessário que busquem, junto a ela, a situação-problema e a partir daí, esquematizarem o que pretendem fazer.Solicitei então que para o próximo encontro, esboço do Projeto para que eu os auxilie nas dúvidas que surgirem, inclusive nos Plantões Pedagógicos.
Como tarefa, disse a eles que receberia as atividades atrasadas até a próxima oficina, mostrando que não é bom que se deixe acumular atividades, principalmente por causa da carga horária extensa de cada professor. Solicitei ainda o estudo da TP4, Unidades 15 e 16, onde faremos um "mergulho no texto". Lembrei ainda que deverá ser aplicado um "Avançando" destas unidades até a próxima oficina, além do registro da Lição de casa 2, p. 211.
A Supervisora Sandra veio à sala fazer entrega de um CD que mandou reproduzir contendo as avaliações diagnósticas enviadas pelo MEC. Falei da importância desse material para acompanhar o percusso do alunado no início e final do GESTAR. Coloquei-me à disposição para ajudar no que for necessário. A Supervisora Zenilca informou que essas avaliações serão reproduzidas e que talvez poderíamos até contar com o apoio da equipe de avaliaçaõ da SME (Secretaria Municipal de Educação)para nos dar suporte na correção. É, com certeza, mais um avanço da Secretaria. Parabéns!!!!
Em seguida, recolhi os e-mails dos Professores para melhor comunicação entre Formadora e Cursistas, evitando assim entraves que vem acontecendo, via algumas escolas.
Como a turma ficou com bastante expectativa para ver o vídeo, ante o entusiasmo da Formadora, ficou combinado que assistiremos "Narradores de Javé" nas primeiras horas do nosso próximo encontro.
2 comentários:
Olá, Sheila, de olhar oculto e penetrante!!!! (rsrsrsrsrs)
Como seu blog tem muitas postagens, resolvi ler tudo e fazer um comentário geral na sua última postagem, tá?!
Parabéns pelos textos, as atividades selecionadas e comentadas e pelos poemas!!! Fico aqui esperando a publicação de seu livro, viu? (rsrsrsrsrs)
Seu blog está maravilhoso!!! Contiuneu nos comunicando os feitos do Gestar e o que ele anda fazendo com todos vocês!
Um abraço fraterno.
Olá, Sheila, de olhar oculto e penetrante!!!! (rsrsrsrsrs)
Como seu blog tem muitas postagens, resolvi ler tudo e fazer um comentário geral na sua última postagem, tá?!
Parabéns pelos textos, as atividades selecionadas e comentadas e pelos poemas!!! Fico aqui esperando a publicação de seu livro, viu? (rsrsrsrsrs)
Seu blog está maravilhoso!!! Continue nos comunicando os feitos do Gestar e o que ele anda fazendo com todos vocês!
Um abraço fraterno.
Postar um comentário