21/12/2010

Padre Murta, Saudades!!!!....




Foto: Minhas filhas- Isabella (à esquerda), Gabrielle (direita), Larissa (colo)- meu adorado Padre Murta e eu.




Ouvi, ontem à tarde, reprise da entrevista do nosso querido Padre Murta, adquirida pela Rádio Unimontes FM (101,1). Melhor presente, eu realmente não poderia ter.

Que alegria ouvir novamente a sabedoria tão peculiar a ele. Mesmo sendo uma gravação de 2007, seus conselhos são muito atuais. Houve uma descrição de Montes Claros de outros tempos e parece que o nosso querido padre fala dos dias de hoje!

Ao abraçar Professores e funcionários do Colégio São Norberto, não tive dúvida em nenhum momento de que aquele abraço também era para mim. Foi difícil conter as lágrimas! Que saudade dos churrascos que fazíamos em minha casa: Todos os meses, reuníamos para rir, conversar, e ter a presença dele ao nosso lado. Quantos ensinamentos! Tenho até hoje o bilhete dele escrito em um envelope branco à Contabilidade: " contratar como professora..."Não canso de repetir que foi ele quem deu a primeira oportunidade para ministrar aula em Colégio particular, e vejam que ousadia, trabalhando com o Francês. Escrevo isso porque ele era um poliglota, falando o Francês e latim fluentemente, aliás, pensando em latim, sem falar o grego e tantas outras...

É, foram anos inesquecíveis. Tenho uma gravação dele quando já estava bastante adoentado, mas nos recebendo com o mesmo carinho de sempre, e falando a "Oração da Ave Maria" em francês e grego, porque sabia que eu gostava de ouvir.

Como sempre escrevi poemas, tive a coragem de mostrar para ele os meus escritos. Pois não é que "prefactou" o livro? Ali me chamava carinhosamente de "Afrodite". Penso que jamais terei coragem de publicar esse livro. O prefácio do Padre Murta ficou perfeito, muito além dos meus simples poemas, rsrssrs....

Mas as marcas não param por aí. Foi ele também quem fez meu casamento: Vocês não imaginam a emoção! Como se tratava de dois professores do Colégio, à medida que entrávamos, ele chorava e ainda disse: "Ao invés dos noivos chorarem, quem está chorando sou eu". Foi lindo!!!

Agora estou aqui, com esse coração apertado, relembrando esses fatos tão importantes para a minha vida, minha formação... Resta mesmo a saudade!

É, passar por essa vida e mexer com o coração de tantas pessoas ao mesmo tempo, só mesmo sendo um anjo!

Até o dia em que nos encontrarmos novamente, meu querido anjo, Padre Murta!


Nenhum comentário: