Acreditar que podemos segurar forte na corda que nos une a Deus e ter a certeza de que é Ele quem nos liberta das tribulações da vida.
Com essa reflexão, iniciamos a manhã com mais uma Oficina do GESTAR II, através da audição de CD com a mensagem intitulada ”O Alpinista”.
Após esse momento, retomamos a Oficina 8 do TP4, conforme combinação feita com os Cursistas em Oficina anterior.No momento da socialização, muitos colegas opinaram sobre as imagens, além da apresentação de vários textos criativos. A Professora Djanine disse se tratar de muitos pontos de vista, dentre eles a ideia de que pessoas comuns podem tornar "um profissional do futuro". A Cursista Ivanete lembrou que a imagem simboliza o sonho de criança e que às vezes ela se pode até se desviar dele por falta de oportunidade. A colega Ruth ressaltou que apesar da diversidade, a imagem mostra crianças bem cuidadas e que infelizmente não tem a figura do professor.Cláudia frisou a diversidade étnica na sociedade: aparência física não determina profissão, ela deve acontecer “de dentro para fora”. Achou interessante o trabalho uma vez que leva o aluno a despertar para alguma profissão. O professor, na verdade, só orienta. O Professor Eugênio recordou de panfletos da UFMG que mostram as perspectivas de 5 ou 6 cursos diferentes, sugerindo como material bom de levar para a sala de aula.
Dando continuidade, passamos à Teorização do TP5, propriamente dito, unidades 17 e 18. Foi uma discussão compartilhada e muito interessante. Falamos sobre a coerência nos textos de nossos alunos em que alguns, ainda por desconhecimento, fazem “textos circulares”, ou seja, as ideias não progridem e não existem nexo entre elas. Percebi que os nossos Cursistas desenvolvem em suas salas de aula, um trabalho muito sério envolvendo a Coerência e Coesão.Foi falado sobre a proposta de trabalho do professor que deve ser sempre muito clara, tanto para ele mesmo, como para o seu aluno.Várias sugestões foram dadas pelos Cursistas, que praticaram em sala de aula, ou que foram lembrando a partir de nossa conversa, dentre elas: Música – “Burguesinha”; “Mina do condomínio” de seu Jorge; “Loirinha” Paralamas; poema “Amor e medo” de Casimiro de Abreu – texto metafórico – trabalha com a fantasia das palavras; Texto: O ministro Gil e a Monalisa (O Colega Eugênio disse ter feito uma adaptação e que ficou muito bom).
Como já estávamos socializando atividades, solicitei que um ou dois professores relatassem o “Avançando” realizado com os alunos: A Colega Kênia trabalhou a p. 93 aliada às p. 97/98. Ficou encantada com a receptividade e com o resultado obtido: Pode, inclusive, trabalhar ideias do senso comum.A Colega Leila Maria trabalhou com Ficha de leitura do livro já solicitado anteriormente”Os miseráveis”. Percebeu que os alunos não tinham lido o livro, que havia faltado coerência nos textos. Aproveitou então atividade sugerida pelo TP e os levou a pesquisar o conceito da palavra “coerência”. Conseguiram, a partir daí, formular exemplos.A professora então aproveitou que o livro traz imagens nas primeiras páginas tirou cópias e propôs aos alunos que fizessem a montagem do quebra-cabeça. Com isso, ela jogou o conceito de coerência nos texto. Ficou muito feliz com o resultado uma vez que os alunos visualizaram o concreto e o livro é sempre atual pois fala da miséria humana e pode ser feito um paralelo de quem são os miseráveis atuais, além de trabalhar um clássico da literatura.
Realizei com os presentes uma dinâmica relacionada ao “Avançando” – p. 40-41: “Palavra-puxa-palavra”: Após o meu pedido, teriam que falar para eu anotar, palavras que lembrassem “coisas grandes”, “pequenas”, palavras “verdes”, tristes”, “alegres”, “magras”, gordas”, entre tantas outras. Surgiram vários exemplos como: formiga, avião, alface, esperança, saudade, macarrão, baleia... Todos gostaram bastante. Disse a eles que geralmente concluo esta atividade com a escolha pelos alunos das palavras que mais chamaram atenção e a escrita de uma produção de texto. Em seguida, apresentei a eles a “Sarita”, p. 23 do AAA5, à minha maneira, fazendo, inclusive, as perguntas iniciais como sugere o livro.Disse a eles que havia trabalhado com os meus alunos e que tinham gostado muito.Após leitura “puxando” pelo “s”, lancei o desafio: Quem conseguiria ler mais rápido do que eu? Fiz a leitura e foi uma graça geral, uns até perguntaram quanto tempo eu havia treinado. Pode?!?!? rsrsrsrs.. Após, fiz a entrega de uma cópia de texto que relembrava a minha infância e que encaixou perfeitamente dentro do que estávamos trabalhando: “ Farofa do FFFFF”, para complementar a atividade “Brincando com sons”, mais uma ideia aprovada pelos nossos Cursistas para ser repassada ao alunado.
- Discutir em detalhes como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto;
- Analisar material recebido;
- Fazer a atividade proposta p 255 do TP5;
- Afixar em cartaz à medida que fossem apresentando - registro em tarjas;
Saíram trabalhos grandiosos onde, através de um relator, as equipes expuseram suas conclusões: A Colega Cláudia mostrou a coerência no anúncio para o sentido no texto, além dos conhecimentos prévios:”Relógio de brasileiro” – a união da linguagem verbal à ideia de relógio – o tempo dos brasileiros – A Cursita Leila Tupinambá ressaltou o uso da linguagem verbal e imagem: “Placas de trânsito” – Numa primeira leitura todos pensam se tratar realmente de placas de trânsito, ao fazer a leitura, verifica-se que se traduz exatamente naquilo que alguns brasileiros fazem nas ruas, ou seja, tudo ao contrário. A Colega Mônica mostrou a propaganda que faz um trocadilho com as palavras surto / susto – epidemia / ratos – Frisou a importância do conhecimento prévio e a relação entre desenho e doença. A professora Leila Maria explicou a propaganda sobre doação de órgãos em que aparece a frase “Doe montanhas” - mostrou que desta forma tornou-se muito mais criativo do que se dissesse: "doe órgãos". Sentiu apenas a fonte não estar legível, o que dificultou ou deu dupla interpretação para a propaganda.Finalizando, o colega José Aparecido mostrou a propaganda sobre a evolução dos macacos e quem fura fila: disse que infelizmente a evolução do homem está aquém da desejada – “os macacos desenvolveram, os homens, não”. Lembramos uma propaganda que passa atualmente na TV e que mostra uma moça “furando fila”. Ali, é considerada uma coisa absurda, então é lançada a pergunta: “Se você fica espantado com essa atitude, o que dizer de quem ultrapassa nas estradas?” Todas as equipes foram aplaudidas e pude verificar que o objetivo proposto havia sido alcançado.
Solicitei então que preenchessem a avaliação da Oficina para verificarmos se estamos no caminho certo ou o que necessita ser mudado.
Como tarefa, orientei o estudo das unidades 19 e 20 do TP5, escolher 01 “Avançando” e aplicar. Fazer a “Lição de casa” 2 (Final do TP5), além de trazer o relatório desta Oficina no próximo encontro.
PLANEJAMENTO OFICINA 9 – GESTAR II
UNIDADES - 17 e 18 - TP5
1) Mensagem inicial: O Alpinista.
2) Retomada da oficina anterior – Oficina 8 – (relacionada à TP4 – p.220)
3) Socialização
4) Teorização da TP5 / Discussão compartilhada –
Unidade 17 – Estilística
Unidade 18 – Coerência textual
5) “Avançando na Prática” – Socialização dos trabalhos ministrados em sala de aula pelos Professores-Cursistas
6) Dinâmica relacionada ao “Avançando” – p. 40 - 41: “Palavra-puxa-palavra”.
7) Texto “Sarita” p.23 – AAA5 – Leitura e desafio.
8) Oficina 9- Divisão da turma em equipes –Proposta de atividade - TP5 – p.254
9) Socialização –
10) Preparação para as próximas unidades através de tarjas:
* Para que usamos a linguagem?
* Entre as situações para as quais usamos a linguagem, será que a de convencer o outro é importante?
* Gostamos quando obtemos a reação esperada às nossas ideias? Como costumamos fazer isso?
* Avaliação.
* Tarefa – Estudo das Unidades 19 e 20 – TP5
* Escolher 01 “Avançando” e aplicar;
* Fazer a “Lição de casa” 2 (Final da TPS)
* Trazer relatório Oficina do dia 26/09/09.
Fina!
Um comentário:
Que encontro ma-ra-vi-lho-so, Sheila!!!! Parabéns pelas propostas escolhidas, pelo empenho em cativar seus cursistas, pela participação efetiva de todos e por tudo o que têm construído juntos!!!
Ah, a proposta indecente ainda continua... Quem sabe o vídeo da leitura do texto Sarita?!
Beijo
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