14/12/2009

Introspecções

O GESTAR surgiu em minha vida como um presente. Primeiro, o convite feito pela diretora da escola estadual em que trabalho. Depois, o mesmo convite pela supervisora do município. Não dava para procurar outros caminhos. E o desafio: ministrar um curso para professores de Língua Portuguesa. Não havia ainda experimentado tal sensação e trabalhando em dois cargos com família, filhas pequenas, Catequese, Pastoral Carcerária, ufffff!!!! No primeiro encontro, muitos colegas, inclusive de Faculdade, e a velha pergunta: _”E aí, você aqui também???” E a surpresa: -“É você a Professora Formadora???” Confesso agora as pernas “bambas” e o coração disparado, próprios do ser humano.

Relembro as madrugadas preparando o material e planejando cada passo da oficina, pois não podia correr o risco de falhar em nada. Como em um filme, vem agora a minha memória, todas as hipóteses levantadas para o surgimento de possíveis dúvidas ao apresentar os TP’s. E estudava, planejava, planejava, estudava...Mas só isso não bastava. Era necessário mais. Era necessário também colocar em prática todos aqueles ensinamentos aos alunos. E o resultado, como não poderia deixar de ser, foi surpreendente. Eles – os alunos- sempre ávidos do saber,receberam cada proposta com um sorriso e muita animação.

Assim, nosso namoro foi nascendo: alunos, atividades, cursistas, cursistas, alunos, atividades...As palavras de ordem passaram a ser “Avançando”. “Porta-fólios”, ”Projetos”. Os gestores viram-se obrigados a abraçar a nova causa que chegava, dada a euforia dos professores. O nome “Gestar” tornou-se um escudo para a realização de grandes feitos nas escolas. E estes realmente aconteceram. Presenciamos colega esforçando-se para dar o melhor de si, mesmo que isso muitas vezes tenha trazido algum sofrimento. Comprovamos a real mudança em comunidades através de projetos bem embasados e desenvolvidos com a participação de todas as áreas. Acompanhamos o crescimento pessoal de vários colegas ao encontrar-se pela primeira vez em uma sala de aula e a reciclagem para aqueles que chegaram já algum tempo.Trocamos conhecimentos acerca da teoria e dividimos materiais, afinal de contas, todos enfrentamos a mesma luta diária.

Chegamos agora à nossa última oficina. E o que restou de tudo isso??? É muito fácil a resposta: aprendizado, experiências compartilhadas, práticas renovadas ao trabalhar em sala de aula, resultados imediatos, amigos, reconhecimento e a certeza de que o curso GESTAR veio para fazer parte do planejamento de cada professor. Eu mudei a minha prática e tenho convicção de que isso também aconteceu com os Cursistas que chegaram a etapa final.

De tudo isso, resta-nos agora não deixar que este rico material fique guardado, ao contrário, que ele possa ser difundido e explorado em toda escola no ano de 2010.

Foi para mim, gratificante, como Professora Formadora, fazer parte da FAMÍLIA GESTAR. A todos vocês, muito obrigada pela confiança.

Sheila Revert.

***********************

INDAGAÇÕES

Sheila Revert

Ultimamente, minhas orações são assim:

-Meu Deus, ajude-me a orientar esses

meninos.

Que eu consiga passar para eles

o que é essencial saber

Que eles se sintam bem

Que eu consiga transmitir o que sei

E o que estou aprendendo.

Que eles vejam a importância

Das disciplinas

Que eu selecione o que vai ser

Útil ao aprendizado deles.

Ultimamente, nos momentos em que

Meus alunos estão fazendo atividades

Olho para eles e reflito:

-Isto que preparei é importante?

-O que mais posso fazer para aperfeiçoar minha prática?

E, se em meio à distração,

Própria dos adolescentes

Comprovo o tom de brincadeira,

Questiono:

-Como transformar esse fato em algo para nossa matéria?

E, em meio a conflitos,

Vejo um deles sorrindo para mim,

Acalmo,

Sinto uma paz imensa,

E penso que estou no caminho certo!

Um comentário:

Davidson Braga disse...

Madrinha,
O seu carinho, dedicação e competência aparecem claramente em suas Indagações. Que melhor modo de servir a Deus do que buscá-lo e encontrá-lo em todas as coisas e todas nele? Você tem feito muito bem e o pouquinho que vivenciei neste blog me renova a certeza de que vale a pena acreditar e doar a vida.
Boa Sorte no seu trabalho.
Saudades
Davidson Braga