01/07/2009

Relatório das Oficinas Introdutórias

Iniciamos no dia 27/06/09, as Oficinas Introdutórias do GESTAR II, no Município de Montes Claros-MG. Com ansiedade e euforia, aguardávamos a chegada dos colegas Cursistas.
Entre sorrisos e abraços foi servido o "coffe break" seguido da assinatura da lista de presença. Após, a Coordenadora pedagógica Zenilca fez uma explanação sobre o GESTAR II e da parceria com a Prefeitura de Montes Claros e o MEC. Nesse momento inicial, alguns professores questionaram sobre carga horária do curso, ajuda de custo e Certificação. A coordenadora Zenilca esclareceu e foi iniciada a apresentação das professoras Formadoras de Língua portuguesa e Matemática. Foi falado também que o GESTAR Montes Claros contava agora com apenas 01 Professora Formadora de Língua Portuguesa, visto que houve desistência da colega que participou da Capacitação. Em continuidade, o Programa foi repassado aos presentes através de slide, finalizando com a mensagem "Sementes".Sementes de girassol foram entregues aos presentes na certeza de propagar o refazer pedagógico e consequente melhoria do ensino-aprendizagem. Em seguida, o grupo presente dirigiu-se para as salas específicas de Língua Portuguesa e Matemática.
Nas salas, deu-se o início da Oficina propriamente dita. Para o "Quebra-gelo", foi entregue o crachá e feita a dinâmica da apresentação. Foi um momento ímpar para todos nós pois compartilhamos com os colegas problemas que julgávamos serem apenas nossos, no dia a dia da escola. Alguns colegas usaram o momento para desabafo. Entre alegrias e angústias, íamos descortinando o cotidiano de cada um. Houve o relato sobre o uso da fé, da arte, a técnica do riso, do encantamento, para chamar atenção do alunado. Discutimos ainda sobre a "nudez" das paredes escolares e de que devemos praticar o letramento a todo momento.
Dando continuidade, foi entregue o Cronograma das Oficinas para que todos possam nortear seus trabalhos até setembro.
Em conversa inicial sobre o Programa Gestão de Aprendizagem escolar - GESTAR II - foram feitos questionamentos acerca das expectativas dos Cursistas sobre o Programa de Formação continuada e de que forma ele pode ajudar na formação do educador. Houve participação dos presentes e uma esperança muito grande de que o MEC estenda a carga horária do curso em mais 60 horas para que este seja aprovado como uma pós-graduação. Requisitaram também uma ajuda de custo, a liberação dos sábados escolares e abono de 10% para os que concluírem o curso como incentivo e valorização do profissional, além da aquisição de livros sugeridos pelas TPs para posterior empréstimo aos cursistas que não têm acesso à internet. Solicitamos aos Cursistas que registrassem os pedidos e a Coordenadora Pedagógica Zenilca encarregou-se de levar estas questões para serem discutidas e avaliadas pela Secretária de Educação.
Foi encerrada a primeira parte da Oficina Introdutória com o convite para o almoço, oferecido pela Secretária de Educação, a Srª Mariléia que, muito sorridente, parabenizou aos prefessores pelo compromisso e desprendimento em participarem do programa, enfatizando o desafio da educação e a importância da parceria entre Prefeitura e MEC.
Também esteve presente a Srª Marta Aurora, Secretária Adjunta, que prontamente aceitou o convite para visitar os professores Cursistas e as Oficinas.
No período da tarde e com retorno às salas específicas, foi entregue a mensagem "Gaiolas e asas" de Rubem Alves, com leitura e opinião dos presentes sobre o texto.
Foi solicitado que todos apanhassem o Guia Geral e a TP para apresentação do material impresso. Os professores receberam os kits na escolas ainda no mês de março, em vista disso, tinham conhecimento prévio dos livros. Foi lido os "Direitos e Deveres dos cursistas", carga horária do curso, Ementa de Língua Portuguesa, bem como apresentação detalhada da TP3 (Sumário, Unidades, referencial Teórico, seções, ícones) , o porquê de iniciarmos com a TP3 e os AAA. Foi mostrado aos participantes de que forma acontecerão as Oficinas Coletivas, Reflexões Compartilhadas, Plantão Pedagógico, Avaliação, Portifólio (Registro da Prática) e o Projeto. Foi entregue aos Cursistas formas de contactar com a Formadora, em caso de dúvidas.
A Coordenadora Zenilca retornou à Sala da oficina e transmitiu a notícia de que possivelmente, haverá uma cota de cópias para os Professores, exclusivas para atividades do GESTAR II. Todos ficaram contentes.
Solicitamos aos colegas a leitura das unidades 9 e 10 da TP3 para aplicação do "Avançando na Prática", escolhido por eles mesmos., além do regitro na Lição de Casa 1 e o Memorial para o Portifólio, seguindo instruções entregues em anexo.
Numa avaliação positiva dos Cursistas e Formadora, foi encerrado o primeiro encontro e o compromisso do retorno para o dia 11/07/09.
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
Primeiramente a Deus,
pelo desafio.
À Secretaria de Educação,
pela implementação do GESTAR.
À Supervisora Sandra Flávio,
pela confiança e apoio.
À Zenilca,
pelo parceria.
À Wal (Formadora de Matemática),
companheira de luta.
À Cássia (SME)
pelo fortalecimento do GESTAR
Á José Maria (diretor do Mestra),
pela cessão da escola.
À Cláudia (diretora do Américo Martins),
pelo incentivo.
Aos nossos Cursistas,
Protagonistas do sonho de ensinar.
E a todos que colaboraram de alguma forma para o sucesso do evento,
o meu reconhecimento e abraço.

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