21/07/2009

Unidades 9 e 10 da TP3 / Oficina 5

Através da mensagem intitulada “O exemplo da águia”, de autor desconhecido, deu-se início a mais uma oficina do GESTAR II, neste 11.07.09, para estudo e socialização da TP3. Após boas vindas das Professoras Formadoras, Coordenadoras - Administrativa e Pedagógica - da SME (Secretaria Municipal de Educação), os Professores Cursistas dirigiram-se às salas específicas de Língua Portuguesa e Matemática.

Em seguida, foi feita a discussão sobre a mensagem apresentada, sobretudo a renovação que faz parte do cotidiano do professor, quando às vezes desmotivado, às vezes cansado, encontra forças para começar tudo novamente.

Iniciando a Oficina propriamente dita, a turma foi dividida em três grupos. Após, foi entregue a cada um deles um envelope com vários textos dentro, de variados gêneros textuais, denominados “Envelope da Linguagem”. Os grupos receberam com muito interesse o material apresentado, tanto pela aparência, quanto pelo conteúdo de cada um. Foi solicitado a eles que definissem os próprios critérios de seleção e classificação dos textos, como trabalhariam em sala de aula e se trabalhariam ou não, com o material que tinham em mãos. Foi escolhido por eles um relator e houve muita interação entre os grupos que interessaram tanto pelo material que às vezes, não somente o relator reproduzia a fala do grupo, mas eles mesmos faziam intervenções, acrescentando sempre algo novo para a sala. Classificando como “um material riquíssimo”, uma colega relatou que talvez não trabalharia com a lista telefônica, visto que a comunidade em que trabalha não possui sequer um telefone público. Fizemos a intervenção mostrando a todos a importância de apresentar aos alunos o maior número possível dos gêneros textuais, inclusive a lista, porque exatamente por não possuir telefone na comunidade em que residem, poderão recorrer às cidades vizinhas, em caso de necessidade, e se nunca tiverem manuseado, não saberão como localizar informações nas referidas listas.À medida que as equipes iam apresentando os exemplos vividos em sala de aula, enriqueciam ainda mais o trabalho com o “Envelope da Linguagem”.

Ao perceber que a discussão sobre os gêneros textuais estava bem sedimentada pela turma – ficou claro que os Professores Cursistas têm um trabalho muito sério em sala de aula – foi entregue a eles cópias contendo conceitos de Textos, Gêneros Textuais, o porquê de estudar Gêneros Textuais na escola e a diferença entre Tipo e Gênero textual, tendo como referência Luiz Antônio Marcuschi que muitos conhecem pois findaram a Faculdade há pouco tempo.

Foi acrescentado ao estudo a multimodalidade – as muitas formas de gêneros – além da definição de suporte, exemplificando suportes convencionais e incidentais.

O momento foi muito gratificante, pois, como dissemos anteriormente, a turma de Professores Cursistas é muito comprometida com o trabalho que realiza.

Dando continuidade à oficina, a turma foi dividida novamente em equipes – desta vez 6 equipes – para estudo da Unidades 9 e 10 da TP3 – seções de 1 a 6 – determinando tempo para apresentação dos relatos. Outro momento gratificante da Oficina, pois foram acrescentadas várias sugestões às apresentadas pela TP. Percebemos a importância deste tipo de trabalho uma vez que nem todos tiveram tempo para ler cada seção, daí prestarem atenção às falas dos colegas, identificarem com suas de aula e tirarem proveito do que estava sendo exposto. Uma colega não havia percebido o exemplo de texto não-literário apresentado pela seção 1 da TP3. Fizemos a intervenção e a questão foi esclarecida.

Chegado o momento mais aguardado da Oficina: a socialização do “Avançando na Prática”. Percebemos o nervosismo por parte de alguns colegas por não terem trazido os relatórios e o portifólio como havíamos solicitado no encontro anterior. Três colegas não participaram das oficinas introdutórias devido a desencontros de informações sobre o curso. Foram feitas as orientações necessárias e a solicitação para que providenciassem atividades em atraso, evitando o acúmulo de tarefas a serem realizadas.

Neste momento, solicitamos que alguns colegas apresentassem o trabalho feito em sala de aula, relatando o planejamento da atividade, dificuldades teóricas e de aplicação enfrentadas, bem como soluções, resultados positivos e avaliação do alcance dos objetivos.

O “Avançando” de maior aplicação entre os Professores Cursistas foi mesmo a Biografia em que os alunos descobriram uma nova fórmula de escrever sobre eles mesmos. Alguns apresentaram dificuldades em escrever em 3ª pessoa ou misturaram as pessoas nos textos, mas foram orientados e fizeram as correções necessárias. Muito interessante o relato de uma colega, em que seus alunos não reconheceram o ofício de escritor como um trabalho e de outra colega que se emocionou ao tomar conhecimento de aspectos da vida de seus alunos através da biografia deles, além do trabalho feito por alunos sobre a biografia da Fundadora de um referido educandário.

Após a socialização, foram recebidos os materiais dos Professores Cursistas e orientado novamente a eles que se esforçassem para a realização dos “Avançando na Prática” referentes à TP em estudo.

Ressaltamos nesta manhã, a visita da Coordenadora de Divisão da SME, Nailde, que veio trazer respostas positivas aos questionamentos feitos pelos Cursistas em Oficina anterior, e após reunião com a Secretária Mariléia, coordenadoras do Curso e Professoras Formadoras, no tocante a ajuda de custo, material para reprodução das atividades do Gestar, Pós-Graduação, liberação da assinatura do ponto e aquisição de referencial bibliográfico para os participantes do Curso de Formação, que ainda não têm acesso à Internet.



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