22/07/2009

Unidades 11 e 12 da TP3 / Oficina 6

Devido aproximação do recesso escolar e em algumas escolas período de festas ou semana de provas,foi solicitado pelos Professores Cursistas e concedido pela Coordenação, antecipação das oficinas em Língua Portuguesa e Matemática para o período vespertino em 11.07.09.

Após almoço oferecido no mesmo local da realização da Oficina,as turmas dirigiram-se para as salas específicas e prosseguiram o estudo das TPs.

Foi socializado com os Cursistas as Unidades 11 E 12 – Tipos textuais e a Inter-Relação entre Gêneros e Tipos Textuais.

Como a atividade com o ‘Envelope da linguagem”foi bem sedimentada, com uma rica discussão sobre Texto, Gênero Textual e Seqüências Tipológicas, ocorreu de forma tranqüila o trabalho com as Unidades em estudo.

Com a escassez de tempo no turno da manhã, fizemos neste momento o estudo do Poema de Manuel Bandeira – Poema tirado de uma notícia de jornal – apresentando a eles várias possibilidades de se trabalhar com este texto, dentre elas, as imagens, notícias que assemelham ao poema, a ideia de universalização do tema: Pode acontecer com qualquer João que mora em qualquer lugar, além de perguntas direcionadas ao tema, finalizando com a transposição do poema em uma notícia.

Somente para que tomassem conhecimento, foi lido superficialmente o texto “Bom dia”, à página 193 da TP3.

Em seguida, foi trabalhado o texto de Jô Soares – Composição: O salário mínimo – onde foi solicitado ao grupo que se posicionasse para a seguinte discussão: Um grupo iria enumerar argumentos para que o texto fosse considerado uma redação escolar: Outro grupo deveria enumerar argumentos de que o texto não é uma redação escolar. Foi muito interessante a socialização onde o grupo mostrou pontos fortes do texto como: Visual – folha de caderno: Gênero - Redação escolar: Visão simplista: Períodos curtos, conhecimento de mundo baseado em um adulto, não tendo conceito de sociedade, ao mesmo tempo, análise do Suporte: revista Veja, autor: Jô Soares, humorista, sarcástico, categórico, com visão de mundo.

Após a exposição de idéias e sugestões dos colegas, foi solicitado a eles que fizessem equipes, desta vez poderiam agrupar-se livremente, para uma atividade de intertextualidade com o texto A moça tecelã, de Marina Colasanti.Foi feita a leitura e a partir daí, a criatividade aflorou em cada equipe. Foram apresentados trabalhos maravilhosos, que serão expostos em um mural reservado à Secretaria Municipal de Educação, com o aval de nossa Secretária, a Srª Mariléia.

Ao final, retomamos o assunto sobre o Projeto que deverá ser feito por cada Cursista, solicitando que levassem para a próxima Oficina um esboço do que gostariam de fazer, para nossa apreciação.

Como tarefa, leitura das Unidades 13 e 14 da TP4 e aplicação de 01 “Avançando na Prática” antes de 15.08.09.

Foi feita a Avaliação por escrito das oficinas, abordando os seguintes itens: Que bom!!!!!!! Que pena!!!!!!!! Que tal????????? Observações - e, através do registro dos colegas, percebi que saíram muito satisfeitos com o aprendizado e sugestões apresentadas.
Eu também fiquei muito satisfeita!!!!!!















Nenhum comentário: