28/07/2010

Cândido Canela - Poemas


Foto: Acervo da Secretaria Municipal de Educação.

Conhecer a alma desse sertanejo através de seus poemas é um prazer incomensurável.
É uma viagem por Montes Claros de outros tempos!
É uma música relembrada...
É um passeio para pessoas que como eu, têm um pé na roça...

A Cândido Canela, o nosso reconhecimento e respeito!

Sheila Revert.

Abaixo, alguns poemas do autor. Em breve, publicarei vídeo com o poema que amo e faz parte da minha infância: Rebenta Boi. (Já postado anteriormente).

Trint'ano dispois

(Do livro: Lírica e Humor do Sertão)

Morena, bela, iscuta estes meus versos,
ouve, Cabocla, esta triste canção,
qu'eu iscrivi com a pena da sodade
e com a tinta roxa da paixão.

Inda se alembro da premera vez
qu'eu te incontrei na Igreja da Maiada,
inté pensei qui fosse a Virge Santa
qui tava cá imbaxo ajueiada.

E foi ali, Caboca feiticera,
eu ti oiei, vancê tomém me oiou.
E nest'ora ganhei seu coração,
meu coração vancê tomem ganhou.

Nós dois se amemo quatro ano a fio,
nesta fazenda, aqui neste Sertão,
inté que um dia de infilicidade
trouxe pra nós triste disilusão.

E como a Pomba Juriti sodosa,
qui o caçadô matou s cumpanhera
varei o mundo a fora sem distino,
quage trint'ano quage a vida intera.

Sufri na Terra grandes disventura,
ai sempre percurando sempre ti isquecê,
mais cada dia e noite qui passava
mais eu quiria vortá pra vancê.

Aqui cheguei, Morena, nesta Terra,
já tô de vorta, aqui neste Sertão,
véio acabado, fraco e sem dinhêro,
mais tenho novo ainda o coração.

Mais se vancê, Morena, inda quisé,
este caboco véio e sem valia,
abre esta porta e vem me abraçá,
pois eu ti quero mais do quiria.

E ela uviu estes meus versos triste
Esta viola, esta triste canção.
Abriu a porta e veio me abraçá,
e junto ao meu botou seu coração.


Quadras

(Do Livro: Rebenta Boi)

O amor qui a gente teve
de moço fica guardado
pra toda vida no peito,
cum sete chaves trancado.

Sodade, frô da lembrança
matrera recordação,
qui todo mundo curtiva,
no vaso do coração.

O amor é qui nem pinga
que a gente mesmo lambica
quanto mais o tempo passa,
mais gostosa a pinga fica.

Não chore as ruga da face
o tempo é justo, ele é franco
consola com meu cabelo
todo pintado de branco.



Um comentário:

Wandisley disse...

Sheila:
bonito blog,bonitas poesias e lindas as quadras de Candido Canela. Visite também meu blog:
www.wandisleygarcia.blogspot.com/
Abraços do wandisley