14/05/2013

Algumas transposições didáticas do texto: A moça tecelã e o "trem", visto de perfil







Paródia: Música base: Cada vez eu quero mais  - Naldo

Imaginação

Acordo ainda no escuro
Tropeço no meio da sala...
Quando fico louco quero tecer ainda mais
Cada vez quero tecer mais...

Linha clara ou escura
Para mim, tanto faz
Já tô cheio de imaginação
E cada vez quero tecer mais...
Cada vez quero tecer mais...

1,2,3,4 pra ficar "maneiro"
eu jogo as linhas lá pro alto.

Alto em cima, alto em cima, alto em cima...
Em cima, em cima, em cima, em cima...(2X)

Eu não tô de brincadeira, faço tudo
Eu pego firme pra valer,
Chego cheio de vontade,
eu quero é tecer...

Compro linhas, chega a noite,
Vou com tudo e vai
Com linhas de outras cores
Tecer é o que a gente faz...

Corpo quente, tô suado
Mas não vou parar de tecer
Quando furo o dedo: ai que dor, foi sem querer
Ai que dor, foi sem querer...

Wesley, Jéssica, Paula
9º ano Clarice Lispector

Tecendo, tecia...

Acordava no escuro
Ouvindo o sol chegar
Das beiradas da noite
Sentava-se ao tear.

Lançava seus fios na escuridão
Dormia tranquila
Pois tecer era tudo que queria.

Deitada no ombro do rapaz
Pensou a moça nos lindos filhos
Que com o tempo teceria.

dias e dias, semanas e meses
tecendo tetos e portas
Não tinha tempo para arrematar o dia
Tecia e entristecia.

Tecendo trouxe o tempo em que
a tristeza parecia maior
percebendo, assim, como era
bom ser livre para sonhar.

Subindo ao longo da escada
Ao encontro do tear
Desfazendo tudo que tinha feito
Ia sumindo do tear.

desfez o desenho do marido
Que logo ia sumindo.

Ouvindo a chegada do sol
Escolheu linhas claras para desenhar
com delicadeza, desenhava o
Longo horizonte que ia ser.

Eva -  9º Clarice Lispector

(Bilhete)
Marido,
Já estou cansada de você! Você só tem interesse pelo meu trabalho e não me dá apoio.
Vou embora! Vou tecer um novo amor, alguém que me ame de verdade.
Adeus!
Moça Tecelã.

Talisson Cardoso

(Notícia de jornal)

Tecelã denuncia marido folgado

Na manhã desse domingo, um casal brigava em sua luxuosa mansão. O motivo foi a exploração do marido que queria que ela trabalhasse muito e o sustentasse. Eles discutiam e se agrediam fisicamente, com vários novelos.

As autoridades militares foram chamadas pelos vizinhos e o casal foi levado para a delegacia. Chegando lá, a mulher esclareceu que o motivo da briga era o excesso de trabalho e o marido se defendeu dizendo que ela não tecia o serviço da casa.

Após muita discussão, o casal chegou um acordo e voltaram para casa.

Amanda Almeida Mais
Maiane Silva Andrade
9º ano Guimaraes Rosa

Nossos alunos enveredam a caminho dos gêneros textuais: A trilha está só começando, daí a necessidade de intervenções que serão feitas ao longo do ano.

Nenhum comentário: