03/05/2013

"Trilha da Leitura" - Fundamentação teórica - Trechos

O Projeto:

O projeto Montes Claros na Trilha da Leitura apresenta importantes estratégias e espaços alternativos para o desenvolvimento da leitura.

As práticas de leitura e escrita serão tomadas como objeto de estudo e reflexão, trazendo a magia, o encanto e o prazer de aprender para a escola, através de diferentes gêneros e suportes.

Objetivos específicos:

* Promover atividades que incentivem a leitura e a escrita de diversos gêneros como fonte de prazer, aprendizagem e atividade crítica, desenvolvendo o letramento dos alunos no sentido da apropriação cada vez maior e mais abrangente da linguagem escrita;
* Produzir práticas educativas e materiais didáticos que promovam o acesso do estudante e da comunidade escolar ao universo da cultura escrita, envolvendo toda a sociedade;
* Proporcionar à comunidade escolar o contato com a literatura e seus elementos, a fim de divulgar e valorizar o trabalho literário, tendo em vista seu valor cultural, artístico, social e histórico:
* Envolver a família no processo de alfabetização, letramento e proficiências leitora dos alunos do Sistema de Municipal de Ensino de Montes Claros;
* Promover espaço para reflexões pedagógicas contínuas com os professores, para discussão de melhores práticas e formação docente.

Atividades e ações a serem desenvolvidas
Aluno:
* Baú, cantinho da leitura ou caixa da leitura em todas as escolas;
* Caderno de literatura com dinâmica de funcionamento do projeto e atividades. Os alunos levarão o livro para casa e após a leitura farão as atividades através do reconto;
* Leitura na praça e leitura no parque;
* Blitz da leitura (campanha para arrecadar livros, entrega de panfletos com histórias, jornais...);
* Momento da história na rádio local;
* Gráfico da leitura nas salas e cartão para os alunos que lerem mais;
* Casa da leitura;
* Eventos sobre poemas (chá poético, saraus...);
* Soletrando - Filme: A arte de soletrar;
* Feira Municipal de Literatura (projeto específico);
* Jornal da leitura;
Jogos e brincadeiras (trilhas, passa ou repassa, roleta, etc.).

Comunidade Escolar - Ação familiar na escola:
* Reunião de pais: Trabalhar a importância da leitura na família
* Dia L (Dia da Leitura): conte uma história! Pais contando histórias na escola;
* Todos os professores fazendo mutirão para verificar a leitura dos alunos;
* Agora é a sua vez! Encaminhar textos sobre valores, numerados, para que os pais leiam em casa com os filhos;
* Criar mecanismos para a participação dos pais nos colegiados da escola;
* Participação dos pais no reconto da história do filho.
Tema: Por trás de um bom filho, há sempre uma grande família!

Professores:
* Reuniões periódicas para formação de professores, envolvendo oficinas e temas de trabalho conforme calendário:
=Produzir
=Executar
=Avaliar

Funcionamento, carga horária e turnos:
* O Projeto será desenvolvido no horário de aula regular do aluno, conforme o calendário escolar;
* Participarão do projeto alunos matriculados no Sistema Municipal de Ensino;
* Eventos especiais acontecerão em tempos e espaços extraclasse.

Público-alvo:
O público-alvo do projeto são as crianças e adolescentes de 02 a 16 anos (CEMEI- Educação Infantil e Escola - Ensino Fundamental I e II), bem como os da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Avaliação: Produtos pretendidos com o projeto:
     O projeto prevê resultados positivos na leitura e na escrita, produzidos ao longo do ano de 2013, melhorando o IDEB municipal, sendo que ao final do ano novas ações serão introduzidas, depois de avaliadas a concretização daquelas já previstas. Como proposta de trabalho para a sistematização dos resultados, será adotado o portfólio para os alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano; para os alunos de 6º ao 9º ano, boletins. Para todos os anos de escolaridade, serão adotadas fichas de acompanhamento do trabalho, padronizadas pela Secretaria Municipal de Educação r analisadas no Conselho de Escolas ao final de cada trimestre.

Fonte: Material fornecido pela Secretaria Municipal de Educação, com cortes.




Nenhum comentário: