08/05/2013

Teatro: Os gêneros textuais no dia a dia


Narradora: Em uma escola, muitos adolescentes e crianças gostavam muito de brincar, ler, dançar e jogar bola.
(som com música, bola, peteca, dança, caixa com livros dentro. )
Narradora: Quando estavam em plena agitação, algumas crianças se depararam com uma caixa muito bonita num canto do pátio da escola.
( caixa com livros no chão do pátio )
Narradora: todos correram para ver o que tinha dentro da caixa.
(alunos cercam a caixa)
Todos falam junto: - Que caixa linda, o que será que tem dentro dela, vamos abrir.
Narradora: Quando abrem a caixa, eles encontram vários materiais escritos, livros, jornais, carta, receitas e outros. Cada um escolhe um e começam a ler muito concentrados.
Narradora: Assim como em toda escola, algumas crianças só gostam de brincar, e fazer travessuras, lá naquela escola tinha uma menina muito peralta que vivia fazendo bagunça e brincando a todo tempo. Quando todos estavam lendo em roda, Renata chega e começa a bagunçar e chamá-los pra brincar.
Renata: Venham vamos brincar, olha trouxe um CD pra gente dançar, vamos?
Narradora: ninguém prestou atenção em Renata.
Narradora:Ela então voltou e chamou-os novamente dizendo:
Renata: O que vocês estavam fazendo ai, que tanto vocês lêem nestes papéis ai? Brincar é muito melhor.
Thalia: - Ah poesia é tudo de bom! Agora mesmo eu estou lendo um livro de poesias de José Paulo Paes você quer ouvir uma? ( recita a poesia em voz alta)
Renata: Que linda a poesia, quero ouvir mais.
(Fisionomia de admiração).
Raissa: Pois é Renata, José Paulo Paes é um poeta famoso, assim como ele existe outros poetas que fazem muito sucesso com suas poesias.
Jéssica: Olha só, José Paulo Paes também defende a natureza em suas poesias, olha está que vou recitar.
(recita a Poesia Paraiso)
Renata: Gente que maravilha isso, me deu até vontade de aprender uma poesia, ou uma música para falar pra minha mãe no dia das mães.
(Fisionomia de admiração)
Raissa: Olha Renata, minha colega está aprendendo a cantar uma poesia em forma de música para apresentar na igreja dia das mães. você quer ver?
Graziela: (Canta a música), ao final diz: eu adoro poesias e músicas.
Renata: Ah já foi! Vocês só sabem falar de poesias? Que chato.
Geisiane: Não, agora mesmo estamos lendo uma reportagem muito interessante sobre a pipa. Veja só:
Renata: Por isso que vocês estão com um jornal?
Jeferson: Claro, as notícias e reportagens também são lidas no jornal.
Geisiane: Este é o Jornal Alerta - de Montes Claros, e aqui está escrito sobre os perigos de soltar a pipas perto da rede elétrica.
Jeferson: Ainda sobre o uso do cerol. Agora eu aprendi que não pode usar cerol e nem soltar pipas perto da rede elétrica, isso é um perigo e pode até matar.
Renata: Ei! E você Cícero, o que está lendo neste caderno com a capa tão linda?
Cícero: É o caderno de Receitas da minha mãe, estou procurando uma receita para ela fazer hoje na minha casa.
Renata: Que delícia! E o que vai ser?
Cícero: Estou pensando em algo doce.
Raissa: Por que não escolhe um Bolo de Cenouras é uma delícia.
Cícero: Já sei, vou escolher este Bolo de Chocolate, os ingredientes são poucos e é bem rápido de fazer.
Olha só: (ler os ingredientes e o modo de fazer)
Renata: Hum! Que delícia.
( Olha pra trás e vê a colega Samira, quase dormindo e grita: Samira você está dormindo?
Samira: Não, estou sonhando acordada, olha que carta linda a minha avó me mandou?
Renata: Uma carta? Por que isso?
Samira: Ela mora lá em Belo Horizonte, e não vai poder vir pra minha festa de 15 anos, olha o que ela diz pra mim...
( resumir em poucas palavras o que diz a carta)
Samira: Ai que saudades da minha avó!
Raissa: cartas é muito bom, mas demora escrever e chegar. Vamos lá no Laboratório de Informática passar um E-mail para sua avó agradecendo pela carta.
Narradora: Assim, naquela escola todo dia era Dia de Leitura! E eles liam sem parar todos os gêneros textuais: Revistas em quadrinhos, bilhetes, avisos, recados, propagandas, contos de fadas, romances, crônicas e muito mais.

Idealizadora: Profª Anagrey Barbosa (6º ano e EJA)
Adaptação: Maria de Jesus Souza (Supervisora)

Nenhum comentário: