Gêneros textuais:
São maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação.
É necessário reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que "aprendemos" a usar o código linguístico: reconhecendo intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos.
Quando apreendemos o código linguístico, desenvolvemos uma competência linguística; quando apreendemos comportamentos linguísticos, desenvolvemos uma competência sociocomunicativa. A identificação dos gêneros está incluída nesta competência sociocomunicativa.
Critério de caracterização de gênero textual: gênero é mais uma questão de uso do que de forma linguística.
(TP 3 - Gêneros e tipos textuais - p. 25 - GESTAR II)
Alguns exemplos de Gêneros Textuais:
Bilhete -
*Estilo informal ou formal, dependendo do destinatário.
*Texto curto e objetivo.
*Estrutura narrativa ou argumentativa.
*Redigidos na 1ª pessoa so singular (individual) ou 1ª pessoa do plural (coletivas).
*Organização:
= Destinatário.
= Mensagem.
= Despedida: agradecimento ou cumprimento, assinatura do remetente.
Carta -
*Estrutura narrativa ou argumentativa.
*Redigida na 1ª pessoa do singular (individual) ou 1ª pessoa do plural (coletivas).
*Organização:
= Cabeçalho: indica lugar e tempo da produção, destinatário e interpelação.
= Corpo: desenvolvimento da mensagem.
= Despedida: indica saudação e assinatura do remetente.
Cartão -
*Mensagem curta, geralmente enviada em ocasiões especiais ou datas comemorativas.
*Organização:
= Nome do destinatário
= Mensagem
= Data
Obs: Dependendo do cartão, pode conter um desenho para representar a data comemorativa em questão.
Convite -
*Mensagem através da qual se convida para festas de aniversário, casamento, formatura, desfiles, palestras, shows, comemorações escolares, entre outros eventos.
*Organização:
*Descrição do evento:
= Data.
= Horário.
= Local do evento.
= Nome de quem está convidando.
Obs: Em algumas situações, é colocado até mesmo o traje que deverá ser usado.
Histórias em quadrinhos -
*Estrutura narrativa.
*Textos sintéticos e diretos, apresentados em balões ou legendas que servem para representar a fala das personagens, suas ideias, pensamentos, sentimentos ou ruídos.
*O corpo e a espessura das letras estão diretamente ligados às ações e sentimentos expressos pelas personagens.
*Utilização de onomatopeias dentro e fora de balões.
*Utilização de metáforas visuais representando sensações, sonhos, recordações, etc.
Receitas ou Instruções de Jogos -
*Estrutura descritiva.
*Serve para orientar a organização e realização de receitas, uso de jogos, montagem e uso de máquinas, aparelhos eletrônicos.
*Organização (geralmente dois blocos):
= Listas de elementos a serem utilizados (ingredientes, materiais).
= Modo de realizar (instruções).
*A lista de elementos apresenta substantivos concretos, frequentemente acompanhados de numerais (exemplo: 1/4 de copos).
*As instruções são colocadas seguindo uma ordem temporal.
É frequente o uso de palavras indicando o modo de realização de determinadas ações (bata lentamente, vire rapidamente) e a sequência temporal (primeiro, em seguida, por último).
*Linguagem denotativa (as palavras indicam exatamente o que querem dizer).
Listas -
*É uma enumeração que, geralmente, aparece uma palavra, frase ou expressão que resume o conteúdo da lista que vem a seguir.
*Os sinais de pontuação são utilizados para marcar a enumeração na linguagem escrita, promovendo coesão com os elementos.
Biografia -
*É uma narração feita por alguém sobre a vida e obra de outra pessoa
*De um modo geral, as biografias contam a vida de alguém depois da sua morte, mas na atualidade isso vem mudando.
*Por se tratar da informação da vida de alguém, na biografia impera a ordem cronológica, e de maneira bem estruturada, a fim de mostrar passo a passo, os acontecimentos vividos pelo biografado.
*A ordem cronológica dos acontecimentos pode estar representada por numerais e ser entremeada por expressões de referência ao tempo, deixando o texto menos monótono e repetitivo.
*O relato biográfico se dá na 3ª pessoa do singular, contudo, a biografia não está limitada ao emprego exclusivo dos verbos no pretérito perfeito. Em alguns textos, predominam o presente do indicativo.
Notícia -
*Relato de fatos de interesse e importância para a comunidade.
*Estruturas básicas: utilização frequente de "pirâmide invertida", ou seja, as informações mais importantes são dadas no início do texto e as demais, em ordem decrescente de importância:
= Título: sintetiza um tema central com a finalidade de atrair a atenção do leitor.
= Lead (lide): resumo das informações mais importantes do texto, no primeiro parágrafo.
= Desenvolvimento: detalhamento da informação.
Entrevista -
*Função: Permitir que o leitor conheça opiniões, ideias, pensamentos e observações de personagem da notícias ou de pessoa que tem algo a dizer.
*Organização:
= Texto de abertura com aspectos relevantes da entrevista (perfil do entrevistado, resumo do tema abordado, local, data e duração sa entrevista).
= Perguntas e respostas: pode ser deita a transcrição exata da resposta.
= Uso de travessão ou nomes indicando mudança de interlocutor.
Lenda -
*Lendas são narrativas acerca de seres maravilhosos e encantatórios, passadas em certo tempo e lugar, com pessoas, animais ou seres sobrenaturais. São crendices que fazem parte do imaginário popular, frequentemente explicando fenômenos da natureza.
*Essas histórias vão se modificando de uma região para outra, mas permanece a mistura do real e o fantástico.
*Como outros textos de base narrativa, a lenda apresenta alguns elementos característicos:
= Enredo (sequência de acontecimentos colocados em ordem).
= Personagens (representados por pessoas, animais, coisas).
= Narrador (quem conta a história)
= Espaço e tempo (a ação se passa em determinado e em um tempo).
Provérbios -
* Os provérbios têm uma estrutura relativamente fixa, admitindo pouca ou nenhuma alteração sintática ou léxica.
*O seu uso metafórico depreende-se da situação em que são usados.
*O objetivo deles é resumir uma situação, retratá-la e dar-lhe um sentido ao fazer um julgamento.
*Os provérbios contribuem com um trabalho pedagógico de produção de sentidos, de percepção de combinações fonológicas de valorização da tradição linguítica, de ensinamentos morais e éticos, de mobilização de desenvolvimento cognitivo.
Gráficos e tabelas -
*Utilizados para representar dados de quantidade de acontecimentos físicos, econômicos, históricos, etc.
*Consta de textos curtos e objetivos que permitem uma leitura instantânea
*Podem ser acompanhados de ilustrações baseadas no tema que se apresenta.
Poema -
*Geralmente escrito em versos e distribuição espacial particular: linhas curtas e agrupamento em estrofe dão relevâncias aos espaços em branco ao redor do texto, entre versos ou blocos de versos ou ainda, dentro dos versos (poesia contemporânea).
*Recursos poéticos:
= Uso frequente, mas não obrigatório, de rimas (repetição regular de sons no final ou no interior de versos diferentes, na mesma posição ou em posições variadas).
= Ritmo: movimento dado principalmente pela alternância regular de sílabas fortes (tônicas) e fracas (átonas), pela repetição de consoante ou consoantes similares (aliteração), pela repetição de uma mesma vogal (assonância), pela repetição de palavras e versos, pelo refrão, pelas rimas.
= Jogo de Palavras: Uso de trocadilhos (repetição de termos semelhantes ou iguais, com significados diferentes), onomatopeias (sinais gráficos que representam sons), anagramas (palavra ou frase obtida pela mudança de posição de letras. Ex.: Raul - luar).
= Predomínio da linguagem conotativa (linguagem figurada, passível de diferentes interpretações).
Fábula -
*Gênero literário baseado, na maioria da vezes, na fala exemplar dos animais.
*Os animais representam características humanas: defeitos, qualidades, vícios.
*Objetivo: Transmitir um ensinamento, que é também chamado de "moral da história".
*Estrutura básica frequente: diálogo entre animais, uma situação exemplar e uma linha moral como conclusão.
Trava-Linguas
*É um tipo de parlenda cujas palavras, expressões ou versos são, na maioria das vezes, de difícil pronúncia.
*Deve ser sempre dita com rapidez. A repetição rápida provoca deturpação dos termos e consequentemente do seu sentido de origem. (Melo, 1995, p.72)
*O exercício de dicção exigido exerce fascínio na criança, além de ser um desafio linguístico. Ex.: Trazei três pratos de trigo para três tigres comerem...etc.
Anúncios:
*Texto pago, publicado em seções especializadas de jornais e revistas, anunciando oferta e procura de bens, utilidades e serviços.
*Geralmente de pequeno formato e sem ilustrações, devido ao alto preço do espaço do jornal.
*Corpo das letras pequeno.
*Linguagem direta.
*Uso de abreviatura visando economia de espaço.
*Utlização de negrito e/ou maiúscula em palavras que merecem destaque.
*Geralmente verbos no imperativo
*Utilização de adjetivos.
Propaganda -
*Função: Convencer o consumidor a comprar um produto ou ideia.
*Texto pago, publicado em jornais, revistas, folhetos, cartazes.
*Disposição gráfica bem organizada, raramente linear.
*Frequentemente acompanhada de imagens.
*Uso de sentenças curtas e muitas vezes incompletas, causando impacto.
*Uso frequente de jogos de palavras, metáforas.
*Utilização de vocabulário definido em função do público a ser atingido (criança? Dona de casa? Empresário?)
Sábado, 00:37
Mapas -
*Mapa, representação de uma área geográfica ou paste da superfície da Terra, desenhada ou impressa em uma superfície plana. Contém uma série de símbolos convencionais que representam os diferentes elementos naturais, artificiais ou culturais da área delimitada no mapa.
*A localização de um ponto no mapa pode ser definida com precisão pelos graus, minutos e segundo de latitude e longitude. Os mapas são orientados de modo que apresentam uma rosa-dos-ventos que indica a direção do pólo magnético.
Legenda -
*Texto claro, enxuto, objetivo.
*Utilização de parágrafos e frases curtas.
*Redigido em 3ª pessoa.
*Ausência de opinião do autor.
*Uso de aspas para reproduzir declarações textuais.
*Estilo formal, porém utiliza-se linguagem simples, próxima do cotidiano.
*Informações apresentadas giram em torno das perguntas: o quê, quem, onde, quando, por que e para quê.
*Função: Comentar foto ou desenhos e atrair a atenção do leitor, sem ser redundante, óbvia.
*Textos sintéticos e diretos, apresentados geralmente, abaixo ou ao lado de fotos ou ilustrações.
*Informa quem ou o quê está na foto, o que está fazendo, onde foi tirada.
E-mail -
*Atende a uma finalidade sociocomunicativa.
*Assemelha-se a estrutura de um bilhete ou de uma carta padrão: vocativo, texto, despedida e assinatura (podendo variar a depender do grau de formalidade e/ou de quem seja o destinatário).
*A linguagem varia, igualmente, conforme a situação estabelecida entre os interlocutores.
*Seus parágrafos costumam ser curtos para uma maior clareza na leitura do texto.
Documentos -
*Escrito ou objeto que serve de testemunha ou prova constituindo um elemento de informações.
*Apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas.
1. Relatórios;
2. Ata;
3. Lista de presença;
4. Contrato;
5.Pedidos de compras.
*Certificados
Jornal -
*É um meio de comunicação impresso. Nele contém várias informações.
Parlendas -
*Rimas infantis em versos, usadas para divertir, guardar alguma coisa na memória ou escolher alguém para sair e/ou "pagar mico".
*Frases com rimas, brincadeiras antigas. Fazendo parte do folclore brasileiro, as parlendas podem ser utilizadas para memorizar números, nomes e etc.
Causos -
*Palavra para contar algo ou história que não existe ou aconteceu. Usada muito por pessoas de uma determinada região, mais predominante na região sul do Brasil.
Exemplo: "Vou te contar um causo, história do Boi Tatá. (O boi Tatá correu atrás de mim ontem a noite, lá na beira do lago...").
Blocos de divisão dos gêneros:
Bloco 1: Carta, bilhete, convite, cartão...
Bloco 2: E-mail, mensagem virtual...
Bloco 3: Receitas, instruções, listas...
Bloco 4: cartaz, panfleto, notícia, entrevista, documentos, crachás, anúncio, jornal...
Bloco 5: Trava-línguas, Causos, Provébios, quadras, parlendas...
Bloco 6: Literários: romances, contos, fábulas, poesias, lendas, biografias...
Bloco 7: Histórias em quadrinhos, charges, tirinhas, cartuns,...
Obs.: Não deixe de ver sobre os Agrupamentos de gêneros textuais e tipologia textual -
____________________________________________
03/05/2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário