22/11/2009

Oficinas 11 e 12 - TP6 -



Cursistas Cláudia, Rita, Andréa, Leila Maria e Kênia

(dinâmica da criação de história)

Relatório Oficinas 11 e 12 – TP6

Demos início neste dia 21/11/9 a mais uma oficina de 8h do Gestar II em nosso município, dando as boas-vindas aos nossos Cursistas. Após registrar o planejamento no quadro, solicitei que fizessem uma avaliação do Curso GESTAR, por escrito e em grupo.

Em seguida, passamos à socialização do “Avançando” referente à TP2. Meio tímidos a princípio, a colega Kênia reproduziu a aula 3 do AAA2, p.18. Explorou a variação lingüística e pode trabalhar com os alunos os conceitos “língua padrão”/ “adequado/inadequado”. Apresentou também a aula 6 – Texto “Conflito de gerações”, p.92 do referido AAA, com as perguntas iniciais sobre o que entendiam por conflito e disse que “os alunos amaram” e perceberam claramente a marca formal – “coisa importante que não costumava explorar por achar que os alunos já sabiam” – afirmou ela. Explorou a ironia presente no texto.Trabalhou ainda o texto “O dia em que eu nasci” e que novamente “os alunos amaram”, “ficaram muito empolgados”, principalmente porque muitos não conheciam sua própria história. A colega Leila Tupinambá acrescentou à fala da colega que também trabalhou o texto “Conflito de gerações” com os seus alunos da EJA e que surgiu um debate muito bom, principalmente devido a faixa etária dos mesmos, inclusive o fato de que ficaram surpresos pensando que houvesse um conflito maior, devido o conceito que têm dessa palavra. Pediu que citassem outros recursos de ironia e eles conseguiram.Foi ainda comentado com bastante aprovação o texto “Uma palavra só”, p. 13 e 14, onde os alunos exploraram também o próprio nome em atividades.

Dando continuidade, convidei 5 voluntários para virem à frente participar de uma brincadeira: um colega iria mostrando tarjas com palavras escritas e eles iriam criando uma história ali, naquele momento, tentando dar prosseguimento à fala anterior, a partir das palavras que listei: Planejamento/ Vaca/ Bola/ Mesa/ Abóbora/ Trem/ Sapato/ Nuvem/ Curso. Após, disse a eles o objetivo da brincadeira: mostrar a importância do planejamento e que sem ele – o planejamento – o texto foi se formando com palavras soltas. Uma história sem planejamento às vezes não tem coerência ou coesão, daí a importância de que é preciso parar para escrever. É preciso pensar, refletir, revisar e que este é justamente o assunto do nosso TP6. Iria passar neste momento o Vídeo: “O Troca”, mas preferimos deixar para o final da Oficina, quando já estivéssemos indo embora, visto que o data- show estava montado em outra sala e teríamos que nos deslocar até lá.

Após, solicitei à turma que fizesse 02 grupos ao invés de 04, para o estudo do TP6, uma vez que o número de presentes estava bem reduzido. Sugeri que dentro do “grupão”, se quisessem, poderiam dividir as unidades e todos discutiriam juntos. Eles aprovaram a ideia. As unidades ficaram assim divididas: Grupo 1 – p.13 a 110 e o grupo 2 – p. 119 a 202, com o respectivo AAA6.

Passamos a socialização das unidades e foi um momento riquíssimo. Nossos Cursistas participam muito dessas discussões compartilhadas e levam “muito a sério” este momento. Reproduzirei em linhas gerais o que foi apresentado pelos grupos: O grupo 1, através da colega Andréa, assim relatou: A unidade 21 trata da construção da Argumentação e linguagem. Mostrou que o tempo todo estamos argumentado de alguma forma, seja em gestos, fala, expressões. Falou sobre a argumentação na escrita e exemplificou com o texto da p.19, atividade 3, como prova de um texto basicamente argumentativo, explicitando a tese, as sensações apresentadas no texto, a solução para o problema e o publico alvo. A unidade 22 – Produção textual: planejamento e escrita - foi socializada pela colega Isabela que iniciou a fala chamando atenção para que o professor não peça produções aos seus alunos sem planejamento. Ressaltou a utilização da língua escrita com algumas funções básicas, à p. 81. Mostrou a p. 91 o “Avançando na prática” que ensina como organizar uma atividade de planejamento. Levou a turma a identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento de textos, à p. 101. Explicou o passo a passo para o professor planejar suas aulas de produção de textos. Após, falou sobre Planejamento e revisão – o aluno não gosta de revisar – mas que é necessário mostrar a ele a importância desse processo. Uma estratégia que ela usa em sala de aula é o aluno reler o próprio texto e perguntar a si mesmo: “O que eu disse até agora?” / “O que estou tentando dizer”? / “Qual a forma mais significativa de (re)escrever esta parte?”. Disse que o aluno tem que ser incentivado à revisão. Apresentou ainda o AAA6, com suas várias atividades, inclusive associando uma delas com a prática que tivemos nesta manhã, da “criação de história”. Em seguida o grupo 2, através do colega Eugênio, falou sobre “O processo de produção textual: revisão e edição”. Mostrou como trabalhar as partes do texto com o aluno tratando da revisão e edição. Deve-se sempre haver um diálogo entre texto/aluno ou escritor/ texto/aluno. Apresentou a p. 123 que mostra um passo a passo para quem deseja escrever um resumo de um texto estudado. Chamou ainda atenção para o texto “Ampliando nossas referências” e a “Lista de verificação para editoria” da p. 156.Finalizou suas explicitações reforçando que em sala de aula, o professor deve, o tempo todo, mostrar a ele o objetivo das atividades que está realizando. A unidade 24 foi apresentada pela Cursista Leila Tupinambá que falou sobre a “Literatura para adolescentes”, assunto importantíssimo em nossa sala de aula pois alguns professores não dão importância ou levam sempre textos fragmentados, daí uma certa “preguiça” de nossos alunos fazerem leituras mais extensas. Devemos lembrar de que as provas sistêmicas são todas baseadas em textos. Acrescentou sobre o fato de o professor necessitar fazer uma revisão de postura e trabalhar com livros mais longos. Quanto a preferência dos adolescentes sobre livros, disse que geralmente é sobre histórias de relacionamento e que se identificam com problemas de outros adolescentes, sendo o humor e de violência os mais citados. A poesia tem um número mais reduzido de adeptos, mas que tudo que venha atrair atenção do aluno, ele gosta. O colega José Aparecido acrescentou à fala da colega de equipe o “Avançando” p.141, que ele achou muito interessante.Ivanete, também colega de grupo, relatou a oportunidade que teve em trabalhar “o Conde de Monte Cristo” (mesma história de Napoleão Bonaparte) com seus alunos, além de “Ilíada” e “Odisséia”: mesmo sendo livros “mais grossos”, os alunos ficaram bem envolvidos. A Cursista Andréa aproveitou as sugestões da colega (leitura, prova, debate) para trabalhar nas turmas dela.Chamei atenção da turma novamente para este TP6 que trata da Argumentação, planejamento da escrita, e o processo de revisão do texto, problemas que às vezes não são sanados pelo professor e o aluno vai para a etapa seguinte sem ter conseguido vencer esta. Ressaltei ainda o AAA6 que vem com assuntos muito atuais e que à p. 81, traz símbolos e aspectos relevantes à revisão do texto, acabando com o velho hábito de “rabiscar” textos/provas dos alunos, o que causava desmotivação em olhar novamente o texto e fazer as correções necessárias por parte deles.

Finalizada a Socialização das unidades, passamos á oficina 11. Solicitei aos professores que abrissem o TP6 à p.219/220. Fiz a leitura do texto “Espírito Carnavalesco” de Moacyr Scliar. Fiz as perguntas iniciais a respeito de como criariam o final do texto e foram dadas algumas sugestões. Nesse momento, li o final do texto para eles, que riram bastante com o desenrolar da história. Acharam a atividade muito boa de ser feita em sala de aula, pricipalmente a partir das sugestões de planejamento e revisão do texto. Disse a eles que este texto também já está perfeito para iniciarmos o ano de 2010, época do carnaval, bem como o “avançando” das p.98,108/109.Conncordaram plenamente. Fiz o compromisso de enviar o final do texto via e-mail para eles.

Dando continuidade, passamos à oficina 12 e última dos TP’s. Solicitei que abrissem o lvro p. 222 e 223. Li a proposta de trabalho e relembrei a correspondência que havia mandado para todos que possuem endereço eletrônico para trazerem o referido material para esta oficina. Saíram sugestões maravilhosas, entre elas:

  • Na cor da pele – Júlio Emílio Braz (a profª fez debate para o “Dia da Consciência Negra)
  • Uma história de amor
  • Em busca da terra do nunca (Filme) – mostra como foi construída a história de Peter Pan
  • Peixe grande e outras histórias (história ficctícia baseada em fatos reais)
  • Colcha de retalhos (Filme)
  • Escritores da liberdade (Filme), entre outros.

Falei sobre o filme que ganhei “Pro dia nascer feliz”; o livro ‘ O menino do dedo verde” que estou trabalhando com os 6º anos (eles estão empolgadíssimos) e que será finalizado com a confecção de maquetes – ao todo serão 20 – cada uma representando um capítulo do livro. (sugestão de minha colega Formadora Alzeni, de Três Marias). E o livro que tenho em mãos e estou perdidamente apaixonada por ele: A menina que roubava livros”, de Markus Zusak.

Concluída esta parte, questionei aos presentes se conheciam o texto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector. Alguns não conheciam. Fiz então a leitura e percebi que mesmos cansados, prestaram atenção e gostaram do texto. Disse a eles que tinha a interpretação escrita (presente da colega Formadora Bethânia) e que enviaria para eles, também via e-email.

Para avaliação deste encontro solicitei que fizesem oralmente. Responderam que foi produtiva e objetiva.

Relembrei aos presentes o compromisso de estudaraem mais uma vez o TP6, dada a importância dele (sem desmerecer os outros de forma alguma), além do “Lição de casa” e relatório para a próxima oficina em 05/12/9.

Dando por encerrada a oficina, fomos à sala da ala inferior para assistirmos o vídeo: “O troca”, que havia prometido aos Cursistas. Não passamos mensagem final devido o avançado da hora.

Recebi vários portifólios para analisar e devolver aos professores para possíveis correções. Devo salientar que tenho recebido materiais maravilhosos, muitos deles já comprovados, seja pessoalmente ou via telefone. Tenho outras visitas às escolas agendadas para este mês.

Próxima Oficina: 05/12/09, às 8h, CAIC Maracanã. (Dia todo).

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GESTAR – Língua Portuguesa -

Oficinas 11 e 12 - TP6 - 21/11/9

Professora Formadora – Sheila Revert

Planejamento:

1) Boas-vindas aos Cursistas

2) Socialização do “Avançando na prática” – TP2

3) Diferentes pontos de vista sobre o GESTAR – Texto escrito / Em grupo

4) Criação de história com palavras soltas – associado às páginas 91 e 98 do TP6

5) Vídeo: Os barbixas - “O troca” / Comentários

6) Divisão da turma em 4 grupos para estudo do TP6 e AAA6 (versão do professor):

a) Grupo 1 – p. 13 a 61 AAA6 - 13 a 36

b) Grupo 2 – p.73 a 110 AAA6 - 47 a 67

c) Grupo 3 – p. 119 a 157 AAA6 - 75 a 93

d) Grupo 4 – p. 165 a 202 AAA6 - 101 a 129

7) Socialização

8) Oficina 11 – Desenvolvimento de uma crônica a partir de um trecho de Moacyr Scliar – TP6 p.219/ 220.

9) Oficina 12 – Apresentação de livros e/ou sugestões trazidas pelos Cursistas e Formadora – TP6 p.222/ 223.

10) Texto: Felicidade Clandestina – Clarice Lispector

11) Avaliação da Oficina – Oral.

Tarefa:

* Escolher 02 “Avançando” e aplicar em sala de aula;

* Procurar pela Formadora, caso necessite de acompanhamento pedagógico (alteração de disponibilidade – 3ª Feira, à tarde);

* Fazer “Lição de casa” – p. 213 e 214 – Trazer próximo encontro;

* Trazer relatório desta Oficina (21/11) no próximo encontro dia 05/12/09.

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