01/11/2009

Oficinas 1 e 2 - TP1 - Unidades 1 e 2 / 3 e 4

Retomamos o horário de início das Oficinas para as 8h, uma vez que muitos trabalham em outras regiões e dependem de ônibus.

Fiz atendimentos individuais no início do dia, orientando sobre o Projeto e recebendo os relatórios da Oficina anterior, indo às carteiras e perguntando aos presentes se estavam com alguma dificuldade ou se necessitavam de algum esclarecimento.Foi muito bom esse contato corpo-a-corpo, principalmente para os que ainda têm atividades em atraso. Tranqüilizei-os mostrando sobre a dificuldade que todos nós enfrentamos nesse final de etapa, mas que não podemos perder de vista o compromisso em realizar as atividades com os alunos, Percebi que eles se sentiram mais aliviados em falar o que estava acontecendo e se comprometeram em colocar as atividades em dia. Recebi ainda duas lindas caixas confeccionadas pela Cursista Márcia, presenteando-me pelo “Dia do professor”, com uma delas repleta de chocolates. Hummmmm!!!!!!!!!!

Em vista de problemas com o data-show, fizemos alterações na ordem de execução do planejamento. Iniciamos a Oficina dando as boas vindas aos Cursistas e parabenizando-os pelo “Dia do Professor”. Após, solicitei a eles que fizessem equipes para realizamos a dinâmica da F O F A (Forças – Oportunidades – Fraquezas – Ameaças) fazendo uma lista considerando o que é comum ao grupo, através de um trabalho coletivo, inclusive a forma de abordar a atividade. Como um apanhado geral, assim relataram:

FORÇAS – União do grupo de Letras, Formação continuada, Pós-graduação, Planejamento de aulas, inovação, material do GESTAR será integralmente trabalhado em 2010.

OPORTUNIDADES – Aprender a aprender, Construção de habilidades, Gestar norteando como fazer atividades.

FRAQUEZAS – Professores incrédulos, insatisfeitos, falta força de vontade algumas vezes, cansaço, adequação do tempo (tempo insuficiente para aplicar tudo que o material sugere, uma vez que tudo é muito bom.

AMEAÇAS – Sobrecarga de trabalho, Falta de apoio estrutural, pedagógico (dentro de algumas escolas), Ausência de reprodução de material para os alunos (cópias).

Dando continuidade à Oficina e ainda sem resolver o problema do data-show, solicitei aos Cursistas que aproveitassem o momento e relatassem quais atividades conseguiram realizar com os alunos, lembrando sempre a forma usual língua padrão. Foram trabalhados os dialetos, idioletos através do vídeo: ‘Língua brasileira”, crônicas e um outro vídeo denominado “A decadência do Romantismo” (dialetos da época). Após, foi solicitado aos alunos produção de textos contendo as mais diversas gírias. “Foi um trabalho muito interessante”, relatou a professora Márcia, inclusive finalizando a atividade com a produção de texto e um teatro contendo gírias do próprio grupo. A referida professora trabalhou também a intertextualidade, através de atividades do livro “Tudo é linguagem”. A professora Ivanete realizou uma atividade do AAA1 – p.33 – a propaganda – Foi feito um trabalho de comparação de propagandas mais antigas a outras mais atuais. Os alunos, a partir disso, fizeram desenhos, criaram os textos. Exemplificou para os colegas mostrando os desenhos dos alunos: relógios atuais/ relógios antigos/ uso da pena, tinta / computadores. Os alunos participaram ativamente da aula proposta. Apresentei a eles o CD que acompanha o livro “Tudo é linguagem”, que contém um material riquíssimo sobre “contação de causos”, marcas da oralidade, entre outros.

Após a socialização do “Avançando”.e parodiando o colega Formador Fábio Gonçalves, apanhei uma caixa que havia trazido para a sala e estava a um canto lançando a seguinte pergunta: O que tenho na caixa? Saíram respostas inusitadas: “bicho”, “textos diversos”, “objetos de escola”, “brinquedos”, “coisas de Português”, até que alguém falou: “lembrancinhas”... Acertou!!!!! Havia trazido um cartãozinho em forma de aquarela decorada com balas e uma mensagem para homenageá-los pelo “Dia do Professor”, denominada ACORDAR.

Em seguida, solicitei aos Cursistas que se reunissem novamente em equipe para realizarmos a Oficina 1, p.169 do TP1. Depois da leitura e discussão dos pontos mais interessantes sobre o texto apresentado, foi feita a explanação sobre o mesmo através de um relator. A colega Rita disse que a linguagem do texto não surpreende no início, isso só acontece à medida que o texto evolui. Aparecem vários registros da língua e existe ainda o uso de muitos termos técnicos. A professora Isabela mostrou o carinho pela mãe, o valor dela é associado aos objetos. Cristina lembrou a preocupação da criança com a mãe quando relata sobre o barulho de que ela não gostava. A Professora Leila Maria falou sobre a mistura de linguagem, a influência da mídia e sobre as vozes que aparecem no texto. Mostrou ainda a crítica que o autor faz em relação à velocidade da mídia, principalmente em datas comemorativas, a pontuação empregada e que isso muitas vezes causa confusão na cabeça das pessoas, como na cabeça daquela criança. A colega Daltiva lembrou que essa velocidade de informação faz com as pessoas se esqueçam do real sentido das datas, que passam a valorizar somente o material. Os Cursistas falaram sobre a rapidez de pensamento da criança, que a mesma ainda não tem noção de valor (em relação ao fato dela esperar que receberia uma carteira cheia de dinheiro), as vozes que interferem no interlocutor – a criança não tem noção, mas utiliza as variantes de acordo com a necessidade dela. Finalizando, Leila Tupinambá achou o texto cansativo no início, ao final, descobriu o real valor do mesmo. Conclui as apresentações mostrando ao grupo a importância do planejamento, principalmente no que se refere à produção de texto, o quanto este texto chama nossa atenção para temas trabalhados em sala e os textos que são produzidos somente para atender expectativa do professor, e os textos que geralmente se perdem no conhecido “encher lingüiça”. Disse ainda aos colegas o quanto eles são capazes e participativos, além de discutirem, com muita seriedade e propriedade, todas as propostas de trabalho. Este grupo é realmente...ótimo!!!!

Nesse momento, graças ao nosso colega Sérgio Allan (denominado “apoio técnico do Gestar”, rsrsrsr) finalmente conseguimos assistir aos vídeos que havia selecionado para essa Oficina. Reunimos com o grupo de Matemática e pudemos apreciar uma mensagem que conheci através de meu filho Dhiogo, intitulada “Carta de Deus para você” Foi um momento ímpar: muitos se emocionaram porque fala diretamente ao nosso coração e todas as palavras são retiradas da Bíblia (vídeo em anexo nesta página). Em seguida, assistimos ao vídeo “Quem mexeu no meu queijo”, também de interesse dos dois grupos uma vez que o filme mexe com a metáfora e faz um questionamento a todos nós que participamos do Gestar. Demos o direcionamento aos dois grupos sobre “quem é o queijo?” “quem é o labirinto”? “Quem são os duendes?” “Quem são os ratinhos”? E retornamos à sala de Língua Portuguesa.

Já em nosso ambiente de trabalho, solicitei aos Professores que se dividissem em grupos e fizessem um texto associando o vídeo “Quem mexeu no meu queijo?” ao Gestar no gênero textual que quisessem. O grupo 1 traduziu o texto do filme em desenho, com o título muito sugestivo: “Espelho,espelho meu?” representando o mais acomodado, o que não quer nada. O labirinto foi representado por um espelho. À medida que anda, pergunta: -“O que eu quero?”; -“Quem mexeu em minhas coisas, meu material?” No entanto, quem vai atrás do que quer, o otimista, olha nesse espelho e vê sua própria imagem, consegue batalhar pelo que quer. O grupo 2, criou a “Torta F O F A ”, numa associação muito bem feita do Vídeo à dinâmica anterior. A equipe 3 criou a “Receita do Queigestar”, mostrando que tudo transporta para o dia-a-dia: Muitos querem o comodismo, outros, a mudança. A equipe 4 optou pelo poema “Queijo, queijo meu”!, mostrando que vale a pena tentar, ser otimista e lutar por seus objetivos. Trabalhos maravilhosos, postados nesta página.

Às 12h45min fomos convidados para o almoço. Não posso omitir um fato muito triste ocorrido nesse meio tempo. Como era um dia de festividade para a escola onde estávamos realizando o Gestar, havia alguns garotos do lado de fora que não pertenciam à escola (ficamos sabendo disso depois) e um deles cometeu a maldade de rabiscar bastante o capô do carro do nosso colega Eugênio (carro preto, novo, com apenas dois meses de uso). Foi uma cena muito ruim porque parece que acontece com a gente e realmente doeu muito em todos nós.

No período da tarde, iniciamos com a leitura do texto “O professor está sempre errado!”. Os colegas riram bastante do que ouviram. Alguns já conheciam o texto. Passamos neste momento ao estudo do TP1 – Unidades 3 e 4. Esclareço que é bom quando fazemos o estudo em sala porque sempre tem um colega que não dá conta de ler ou fazer todas as atividades sugeridas pelo livro. Divididos em 06 grupos, os colegas teriam que fazer o estudo das seções determinadas e escolher o “Avançando” que iriam aplicar durante a semana. Para ganharmos tempo, à medida que fossem terminando a atividade, solicitei que aproveitassem que já estavam agrupados e fizessem a Oficina 2, à p. 172/173. Os Cursistas aprovaram a ideia porque assim não perderiam tempo.

No momento da socialização, o grupo 1 relatou sobre “Afinal, o que é texto?”. Conceituou a palavra e ilustrou a fala apresentando o enunciador/interlocutor e mostrando que o locutor vai exercer influência sobre o interlocutor e o interlocutor sobre o texto. Falou também sobre a linguagem não-verbal que também transmite interação. O grupo 2, “por que trabalhar com textos?” frisou que não tem sentido trabalhar a gramática pura, e que “não se deve deixar solto”, ressaltando a importância do texto. Este sim, deve ser usado para se ensinar a ler, escrever e ouvir. Lembrou que muitos alunos não sabem repassar o que leram ou escreveram.O texto serve principalmente para desenvolver a criticidade no aluno, frisou. O grupo 3 apresentou o “Pacto de leitura”, mostrando as intenções do leitor vinculados ao interlocutor – conhecer o leitor, a linguagem, as gravuras. Em relação ao “Avançando” da p. 117, a equipe disse que não aplicariam em vista da dificuldade de recurso material da escola e alunos da zona rural. O grupo 4 trabalhou com o “Diálogo entre textos: a intertextualidade” – “Tudo o que a gente vivencia é um tipo de intertextualidade – nas artes faz a intertextualidade o tempo todo”.O “Avançando” da p. 136 foi muito bem recebido. O grupo 5, através das “várias formas de intertextualidades”, conceituou paráfrase e paródia, termos mais conhecidos e trabalhados e apresentou o pastiche (tipo menos conhecido). Conceituou e exemplificou a epígrafe, referência e a alusão. A equipe gostou muito da proposta do “Avançando”. Disse até que após o trabalho com o filme “Prova de Fogo”, alguns alunos não gostaram do final e até o questionaram. Agora será uma boa oportunidade de alteração, além de propiciar a atividade do TP. O grupo 6 finalizou as apresentações falando sobre o “Ponto de vista”. Mostrou principalmente a importância de saber se colocar no lugar do aluno, ver o social dele, observar que alguns se sobressaem mais, outros, não. O mesmo acontece com a fala. Exemplificou com a charge, p. 147. Depende muito do ângulo, de onde estiver, terá várias opiniões sobre o mesmo fato. Comparou o desenho com a discriminação da leitura.

Todos os “Avançando” foram apresentados e discutidos pelas equipes, que puderam assim, selecionar aquele que irá adequar-se à realidade de suas salas de aula.

Quanto à Oficina 2, todos leram o texto à p. 172. Solicitei que verificassem que outro(s) texto(s) poderia(m) ser apresentado(s) ao(s) aluno(s) relacionando-o(s) com o assunto das unidades 3 e 4 deste TP. Leram e discutiram entre eles, mas devido o avançado da hora não fizemos a socialização para o grupão.

Foi feita a avaliação da oficina e no geral, foi considerada muito produtiva. Uma colega achou extensa, mas completou dizendo que apesar disso, foi muito interessante.

Algumas visitas às escolas foram agendadas e estaremos postando no decorrer do mês.

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PLANEJAMENTO - OFICINA 1 – Unidades 1 e 2 – TP1

Turno: Matutino – 8h às 12h30min.

1) Mensagem inicial: Vídeo – Carta de Deus para você

2) Dinâmica da F O F A (Forças – Oportunidades – Fraquezas – Ameaças)

3) Socialização

4) Vídeo: “Quem mexeu no meu queijo?” –

5) Socialização

6) TP1 – Teorização / Língua Padrão

7) Discussão dialogada

8) “Avançando” – Socialização.

9) Questionamento: O que tenho na caixa????

10) Solicitação de relação nominal dos projetos e agendamento de visitas às escolas.

11) Oficina 1 – Estudo do texto – p. 169/ 170.

12) Socialização.

PLANEJAMENTO - OFICINA 2 – Unidades 3 e 4 – TP1 e AAA1

Turno: Vespertino – 13h30min às 17h

1) Texto: “O Professor está sempre errado” – Autor desconhecido.

2) Estudo do TP1 – Unidades 3 e 4:

· Divisão da turma em 06 grupos

· Grupo 1 – Seção 1 – p.98

· Grupo 2 – Seção 2 – p.106

· Grupo 3 – Seção 3 – p.114

· Grupo 4 – Seção 1 – p.134

· Grupo 5 – Seção 2 – p.139

· Grupo 6 – Seção 3 – p.145

3) Escolha de 01 “Avançando” ou atividade do AAA1 que será aplicado na turma do Cursista de acordo com o conteúdo que estiver desenvolvendo em sala de aula.

4) Socialização.

5) Oficina 2 – p.172 do TP2: Fazer o plano de uma atividade de leitura do texto, relacionando-o com o assunto da unidade trabalhada.

6) Socialização.

7) Avaliação da Oficina.

8) Tarefa-

· Aplicar o “Avançando” ou atividade do AAA1 selecionados;

· Trazer para próxima Oficina “Lição de casa” p.165

· Trazer relatório das Oficinas do dia 24/10/09.

Mensagem:

ACORDAR

Você sabe o que significa a palavra “ACORDAR”? Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas a palavra acordar: A-COR-DAR.

Viu? Significa dar a cor, colocar o coração em tudo que se faz. Existem pessoas que acordam às seis da tarde. É isto mesmo! Pela manhã caem da cama, são jogadas da cama, mas passam o dia todo dormindo. Existem algumas que passam a vida toda e não conseguem A-COR-DAR.

Pó mais cinzento que possa ser o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que dou a ele. Sabe por quê? Por que a vida tem exatamente a cor que a gente pinta.

Os dias são todos exclusivos. Cada dia é um novo dia, ninguém o viveu. Ele está aí, frente a frente com você, esperando que você o pinte como um arco-íris e o transforme no melhor dia de sua vida.

Acredite em você, acredite em quem está fazendo parte de sua paisagem diária. Dê a você e aos outros a oportunidade de A-COR-DAR todos os dias e compartilhar a vida.

Que todas as horas que aqui vivemos, seja, ao final dessa reunião, uma linda aquarela, pintada a mais de cem mãos. (desconheço autor)

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Abaixo, fotos dos Cursistas nesta Oficina apresentando o trabalho com o filme "Quem mexeu no meu queijo?", além de "souvenirs" em homenagem ao Professor:

As Cursistas Rita, Daltiva e Isabela T. em momento "produção".

Apresentação da "Torta F O F A ".(Daltiva)

Apresentação do poema "Queijo, queijo meu!" (Fábio)

Apresentação da "Receita do Queigestar".(Rita Maia)

Representação do filme através do desenho: "Espelho, espelho meu"? (Cláudia).

"Souvenirs" em forma de aquarela com a mensagem _ACORDAR - oferecido aos Cursistas pela passagem do "Dia do professor".

Você sabe o que significa a palavra "Acordar? - A-COR-DAR- isso mesmo: dar a cor!"

Caixas: Presentes da Cursista Márcia para mim, feitas por ela mesma.

Um mimo, repletas de... chocolate!!!


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