12/11/2009

Relatório das Oficinas 3 e 4 – TP2

Realizamos neste dia 07/11/09 e com apenas 20 cursistas, mais uma Oficina do Gestar em Montes Claros. Com o planejamento escrito no quadro, alterei a ordem do mesmo uma vez que aguardávamos as “caixinhas” de som para o data-show, emprestadas pela nossa colega Zenilca: ela estava ministrando o curso de Pro-letramento. Fiz então a apresentação do TP2, questionando se tinham lido o livro e mostrando a eles o quanto este livro auxilia o professor em sala de aula. Fiz a entrega da letra da música de Gabriel, o pensador – “Estudo errado” – para discutirmos o estudo na escola e repensar atitudes de alguns professores, ainda retrógrados, principalmente aqueles que não participam deste Curso de Formação. Foi um momento de muita seriedade onde os colegas expuseram suas opiniões. Dentre elas: ausência da família; a crítica feita “por baixo” na letra da música para alguns professores; vivência de um período em que o aluno tem que estudar; as vozes presentes no texto – aluno (que não quer assistir aula) –aluno (que é pressionado pela família) – e a expectativa dos pais em relação às notas dele. Alguns professores lembraram as aulas que tiveram quando adolescentes, o quanto eram ‘maçantes”, mostrando que hoje, as escolas estão mais críticas. Questionados se o Gestar tem influenciado sobre eles nessa mudança de atitude, responderam prontamente que “sim”. O colega Sérgio Andrade afirmou que não trabalharia com este texto em sala de aula por não gostar do autor. Os colegas discordaram mostrando que eles ouvem no rádio e devem saber discutir e interpretar qualquer tipo de texto. Foram relacionados os textos ”Osarta” e “Meu professor inesquecível” do TP à letra da música apresentada. Os Cursistas chegaram à conclusão de que trabalhariam o texto com o Ensino Médio. Fechamos a discussão mostrando a eles que esta atividade também poderia ser o complemento do “avançando” p. 30/31 que propõe um debate sobre a figura do narrador, lembrando apenas que o professor tem que estar muito seguro, pois é um assunto que exige um bom relacionamento com a turma.

Aproveitando que estávamos em semicírculo, solicitei aos presentes que pelo menos dois deles socializassem conosco o “Avançando”. A colega Aline aplicou a Fábula fazendo uma comparação com o texto de Monteiro Lobato e La fontaine – explorou a intertextualidade. Pediu aos alunos que escolhessem outro texto e fizessem a versão deles. Não levou para esta Oficina uma vez que ainda não recebeu as produções de seus alunos. A colega Leila Maria trabalhou o texto “O dia em que eu nasci”. Ficou encantada com o resultado, pois muitos deles não conheciam sua própria história.

Com a chegada da “caixinha de som”, passei o vídeo “Não espere” que traz uma mensagem de otimismo para todos nós mostrando que nossas ações devem fazer parte sempre do momento presente. Em seguida, assistimos aos vídeos “Estudo errado”, “Quixeramobim” – relembrando as variações lingüísticas (os Cursistas acharam muito interessante e riram bastante também) e finalizamos com o vídeo “Mi ardi o ôi” – relacionando-o à p. 115 do AAA2, que trata da paródia em textos não-verbais. Sugerimos como uma boa opção inicial para ser trabalhado como texto verbal, além de ser assunto atual de Projeto de Lei da Assembléia Legislativa e muito noticiado nos jornais da cidade, pois trata da proibição de se fumar em locais públicos: o vídeo parodia exatamente o ato de fumar.

Em seguida, solicitei aos colegas que fizessem equipes para a teorização do TP2, onde deveriam ler a Unidade proposta para cada grupo, além de verificar também o AAA2. Apesar de estarmos juntos por volta de seis meses, ainda não tínhamos feito em conjunto o estudo completo das 04 unidades do TP nas Oficinas: Os professores estudavam sozinhos e íamos para a socialização na oficina seguinte. Sinto que valeu a experiência, principalmente agora, com o “aperto” de final de ano.As equipes fizeram o estudo das unidades e demos início às apresentações. Em linhas gerais, registramos: A equipe 1 foi representada pela colega Ivanete, que mostrou a gramática em seus vários sentidos. Chamou atenção para a p. 28 do AAA2 sobre a produção que é exigida em sala de aula, mas que nem sempre “faz sentido”. Frisou que sempre é necessário primeiramente envolver o aluno. Chamei atenção do grupo e sala para os “avançando” das p.17 e 24, onde este último é continuação do anterior. Retomei o texto “Osarta” e o texto “Elefantes”, que retrata exatamente aquele momento em que não damos atenção que nosso aluno merece e que para ele, naquele momento, o seu assunto é muito mais importante. Falei ainda sobre a atividade do AAA2, p.20 que trata da gramática internalizada e de placas que facilmente encontramos em nosso bairro, no lugar onde moramos ou passamos. Mostrei o livro “O Brasil das placas” de José Eduardo Camargo & L. Soares, de onde foi retirada a referida placa do AAA2. Contei a eles como trabalhei em sala e o quanto a turma ficou encantada com este registro de fotografar placas inusitadas e criar os poemas de cordel. (Para falar a verdade, espalhei a leitura do livro pela escola toda, tão impressionada que fiquei com ele).Os professores gostaram muito e ficaram de localizar o livro em suas escolas para empréstimo aos alunos. Em seguida, a equipe 2, através da colega Leila Maria, retomou a música de Gabriel, o pensador, e falou sobre a postura do professor. Disse que as atividades do Gestar são fórmulas de estimular o raciocínio do aluno, explicando em seguida a unidade. A professora Aline apresentou a unidade 6, conceituando e identificando a frase, além de explicar a p. 46, o texto “Parceria” de Stela Maris Rezende, comparando-o com nossa sala de aula. Foram ainda ilustradas pela equipe as p.51, 56 e 67. Endossei a fala da colega sobre o “avançando” da p. 51 que tem uma excelente atividade para ser trabalhada, aliando à p. 59 do AAA2 que tem como objetivo “Compreender o papel da entoação e pontuação para o sentido da frase”. Dando continuidade, a equipe 3, através da colega Rita, relatou sobre “A arte: formas e função”. Falou os objetivos da seção e lembrou uma experiência pessoal que não sabia desenhar, mas que hoje, com o passar do tempo, já consegue fazer alguns esboços. Fez uma apresentação bem interativa, contando com a participação de toda sala ao longo das seções. Foi falado ainda pela equipe sobre o conceito que cada um tem de arte Sugeriram, assim como o TP, que o professor leve músicas eruditas para sala de aula. Acrescentei que, sobre a seção 2 que fala sobre a fantasia, trouxe o vídeo “Fantasia”, de Chico Buarque, para que tomassem conhecimento Alguns julgaram difícil dado o gosto musical dos alunos. Enfatizei dizendo ser por isso mesmo ser necessário mostrar a eles. Finalizando as apresentações, a equipe 4, com a unidade 8, relatou sobre a linguagem figurada mostrando que os alunos podem aprender as figuras de forma natural, sem usar a fórmula da “decoreba”. A professora Leila Tupinambá relembrou apelidos que os alunos colocam uns nos outros e que deve ser mostrado a eles que também aí estão usando figura. Foi explorada a riqueza do AAA2 e foi apresentada a atividade 4 que versa sobre as figuras, além de outros exercícios. Chamei atenção para o “avançando”, p. 115, que sugere uma pesquisa sobre as figuras mais comuns na comunidade do aluno, culminando com a conclusão de aspectos culturais e peculiares em cada grupo.

Dando continuidade à Oficina, e após o período do almoço, passei o vídeo “aprendi com mamãe”, para divertir e refletir. Todos gostaram. Disse aos Cursistas que muitas coisas, (ou quase todas), aprendemos com nossa mãe e levamos para toda vida, assim também o é com nossos alunos: somos ponto de referência para eles e devemos sempre valorizar isso.

Como não houve tempo de realizar a Oficina 3 no período da manhã, deixei para este momento realizar as Oficinas 3 e 4. A princípio, queria fazer 4 equipes mas atendendo solicitação da turma, dividi em 2 grupos para a prática das referidas Oficinas, ficando assim dispostos: um grupo com a Oficina 3 e o outro grupo com a Oficina 4. É engraçado como tudo combinado flui de maneira harmoniosa!. Apesar do cansaço visível em nossos professores – estes TP’s exigem muita teoria – foram feitas as duas atividades propostas. O grupo 1, responsável pelas p.149 a 152, achou, a princípio, o texto meio confuso, após, consideraram-no muito bom para ser dramatizado, acrescentando que a atividade é ótima também para o estudo e entendimento de “Frase”, além de ser ótima para ser desenvolvida pelos alunos. O grupo fez a proposta de análise lingüística, discutindo entre eles e chegando à conclusão de que trabalhariam o conceito de frase, oração período e o uso do vocativo, percebendo-o como parte da frase/ oração/ Período. O grupo quis falar sobre o texto 2, ressaltando a escrita espelhada e mostrando os grandes problemas da humanidade. A equipe 2, responsável pelas p.153, 154 e 155 fez a interpretação da charge que privilegia a ironia como figura de linguagem. Apresentaram as perguntas oralmente e fizeram um cartão comentando a atitude do patrão frente ao subordinado. Foram duas socializações enriquecedoras, pois houve grande participação dos Cursistas.

Na segunda parte da Oficina, apanhei os livrinhos infantis que havia trazido e mostrei-os aos professores. Solicitei a eles que fizessem apresentação dos mesmos ao restante da turma, com algum dos sentimentos ou ações previamente escolhidos por mim: gargalhando, chorando, gritando, entre outros.

O resultado foi sensaaaaaacional! Rimos bastante com as apresentações feitas. Disse aos Cursistas que a atividade está associada à p. 51 do TP2.

Fotos serão postadas logo que a Net permitir,rsrsrs. Parabéns, turma!!!!!!!.

Foi feita avaliação escrita e no geral, consideraram a Oficina ótima, sempre com muitos elogios ao Gestar. Alguns, entristecidos com a etapa final do curso, outros, sugerindo continuação no próximo ano, principalmente a Pós-graduação e a sugestão para que façamos um amigo oculto no último encontro. Resolveremos na próxima Oficina. Aguardem!!!!!

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PLANEJAMENTO DAS OFICINAS

OFICINA 3 – TP2

1) Mensagem inicial: “Não espere”.

2) Socialização do “Avançando na prática” – relacionado à TP1.

3) Vídeo: Quixeramobim – “Carro véio” – CE - (associado às variações lingüísticas)

4) Vídeo: “Estudo errado”– Música: Gabriel, o pensador. Entrega material impresso.

5) Discussão acerca do texto.

6) Apresentação do TP2

7) Divisão da turma em 04 grupos para estudo do TP2:

· Grupo 1 – p. 25 38 – Unidade 5 e AAA2 (11 a 39)

· Grupo 2 – p. 45 a 66 – Unidade 6 e AAA2 (51 a 77)

· Grupo 3 – p. 75 a 101 – Unidade 7 e AAA2 (90 a 116)

· Grupo 4 – p. 109 a 131 – Unidade 8 e AAA2 (125 a 151)

8) Socialização.

9) Vídeo: “mi ardi o ôi” – Jorge Cosme – Paródia associada à p. 115 do AAA2

10) Oficina 3 – p. 149 a 152

11) Socialização.

OFICINA 3 – TP2

1) Vídeo: “Coisas que aprendi com mamãe” – Para divertir e refletir...

2) Oficina 4 – p. 153 a 155.

3) Vídeo: Fantasia - Chico Buarque

4) Socialização.

5) Apresentação dos livros infantis.

6) Apresentação das equipes – Atividade relacionada à p.51 do TP2.

7) Avaliação da oficina.

Tarefa:

· Aplicar 02 “avançando” ou 02 atividades do AAA2.

· Trazer “Lição de casa” 1 e 2 – p. 143 e 145 (TP2)

· Trazer relatório da Oficina de hoje(7/11/09)

OBS: Se estiver “em dia” com as atividades, fazer leitura do TP6 e aplicar 01 “avançando”.

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Abaixo, fotos dos melhores momentos da apresentação de nossos Cursistas, em atividade relacionada à p.51 do TP2.

Vale dizer que foi um verdadeiro Show!!!!

O grupo 1 apresentando o livrinho infantil como se estivessem "cansadas" - " A borboleta e o grilo" de Gerusa Rodrigues Pinto.

Que soninho!!!!!!!!!...

Que cansaço!!!!!....

A equipe: Mônica, Andréa, Rita e Elaine.

O grupo 2 apresentou o livro "O menino que queria voar",de Frances Rodrigues Pinto, "chorando":

Era de chorar... de rir!!!!!!!

"Pedrinho" e o anjo "Biel".

e a equipe: Cristina, Leila Tupinambá e Cláudia (gravidíssima). A colega Shirley ficou nos bastidores.

O grupo 2 escolheu o mesmo livrinho que apresentei na minha formação, "O patinho medroso" de Gerusa Rodrigues Pinto, só que com um toque especial: gaguejaram apenas na fala do patinho...

Interação com a turma: andaram por toda sala.

e a equipe: Sérgio Andrade (que fez um "senhor" "quá quá",Ilda Veloso,Simone, Ivanete, Beth e Cleonice.

O grupo 3 vivenciou "Iara a capivara", de Frances Rodrigues Pinto, encenando o "barrigão" e a moto da Iara.

"ela adorava andar de moto e estava sempre na moda..." Que fofinha!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

e a equipe: Aline, Márcia e Leila Maria

O grupo 4 representou a história "O segredo de Jacarelo", de Frances Rodrigues Pinto, através dos "dedinhos".

Que meiguinho!!!!!

é a equipe a todo vapor: Que delicadinho!!!!!!

e a equipe: Daltiva, Isabela (gravidíssima) e Kênia.

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