Projetos apresentados ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II, como requisito parcial das atividades propostas pelo programa, sob orientação da Professora Formadora, Sheila Revert.
"Quem conta um conto aumenta um ponto" -
- Andréa Pereira Gonçalves
- Eliana Souza Dias
- Rita de Cássia Maia Barbosa
- Envolvendo alunos do 8° e 9º anos -
-Professores de Língua Portuguesa e Artes
Objetivo: Incentivar a leitura de textos literários e a produção textual, bem como proporcionar o desenvolvimento de habilidades na reelaboração dos contos explorados.
"Leitura e Produção de Textos" -
- Aline oliveira Mota
- Envolvendo turmas do 6º ao 9º ano
- em andamento -
"Soletrando" -
- Sérgio Allan Correia Jardim
- Gisleide Joaquina Basílio
-em andamento
"(Re) Criando a diversidade de leitura: Se puder olhar, veja; Se puder ver, repare.
- Mônica Pereira Fonseca
Projeto envolvendo alunos do 6º ao 9º ano e toda comunidade escolar.
A professora conseguiu movimentar toda a Comunidade onde fica a escola e para realização do projeto conseguiu até ajuda financeira da Secretária de Educação para premiação dos primeiros lugares do concurso feito.
"Educação para o trânsito" -
- Maria Ilda Veloso
- Simone Pereira Soares
-Envolvendo todas as áreas e turnos de alunos.
Objetivo: Fazer com que o indivíduo perceba-se integrante e agente transformador de onde se vive.
Em conjunto com o Cursista de matemática, o projeto recebeu apoio de toda comunidade escolar, sendo solicitado, inclusive, cópia do mesmo para se seguido em outras comunidades pelo Departamento de Trânsito.A profª Maria Ilda, conseguiu, levando o mesmo projeto para outro distrito em que trabalha, 45 placas de trânsito, estando agora toda a comunidade sinalizada.
"Honestidade e Cidadania" -
- Ivanete Pereira de Souza
- em andamento -
"SEMEARTE" -
- Leila Tupinambá Silva
- Daltiva gonçalves de Sá Monteiro
- Maria Cristina Fernandes de Souza
Objetivo: Desenvolver atividades relacionadas à geometria, Artes e Literatura, a partir das ações desenvolvidas através do programa Semeando/2009.
* Foi produzido um"Boletim Informativo" contendo todo o trabalho dos Professores do Gestar (Língua portuguesa e Matemática) e o envolvimento de toda comunidade escolar.
"Cidadania" -
- Rita de Cássia Miranda Silveira
- José Aparecido F. Araújo
- em andamento -
"Pensando no Futuro" -
- Leila Maria Costa Silva
- Márcia Aparecida Cardoso
- Magda Ruas Mendes
Objetivo: Possibilitar reflexões em relação ao ato de estudar, buscando formas para a melhoria do processo de ensino aprendizagem da escola.
- Envolvimento de todas as áreas e turmas com os Professores Cursistas em Língua Portuguesa e Matemática)
"Envelope da Leitura" -
- Shirley Marilene de Oliveira Gonçalves
- Envolvimento de alunos do 7º ano e toda comunidade escolar
Objetivo: Reconhecer os gêneros textuais desenvolvendo a função sociocomunicativa, proporcionando um contato mais eficaz e mais adequado com a ação linguística diária, além de desenvolver o hábito de produzir textos pertinentes ao gênero solicitado.
"Memórias Infantis - O Reconto na Visão Juvenil através dos Gêneros" -
- Cláudia Adriana Souza
- Elizabete Rodrigues de Oliveira
-Envolvimento de toda comunidade escolar e alunos dos 9º anos.
Objetivo:Oferecer espaço e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras, interpretação e produção de texto, relacionando histórias e tramas dos contos e fábulas com a realidade.
"Contando minha história de vida" -
- Cleonice Izabel Pimenta
- Eugênio Ramos Silva
- Envolvimento_ alunos do 6º e 7º ano e comunidade escolar.
Objetivo: Conhecer melhor a sua história, Valorizando e respeitando a família, além de despertar o gosto pela arte.
"Tecendo ideias: A Construção da coerência em textos verbais e não-verbais"
- Isabela Moraes
- Kênia Ferrreira
- Envolvimento: alunos dos 6º , 7º anos e comunidade escolar.
Objetivo: Levar os alunos a compreender que a coerência é um dos fatores de textualidade que permitem fazer de um amontoados de frase, um texto.
"Biblioteca móvel: Ler por prazer"
- Djanine Raquel Cantuária Santos Fonseca
Objetivo: Promover a leitura por prazer, voluntária e enriquecedora por meio de uma interação entre professores, alunos e comunidade escolar.
-Envolvimento: A princípio, todos os alunos, professores e funcionários da escola, e a partir do incentivo desses envolvidos, toda a comunidade escolar.
Observação: A professora Djanine esteve afastada de suas atividades devido licença médica, mas retornou e colocou as atividades do Gestar em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário